Press News & Events

Braga tem potencial para captar mais turistas

Wednesday, December 15, 2021 - 00:00
Publication
Correio do Minho

CONFERÊNCIA Impactur - Turismo em Braga e Desenvolvimento Local levou o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, a elencar as potencialidades da cidade para captar mais turistas aos alunos do Curso de Turismo.

O potencial turístico da cidade de Braga foi o tema central da conferência Impactur - Turismo em Braga e desenvolvimento local”, que ontem decorreu no Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

O orador convidado foi o presidente da Câmara Municipal de Braga. Ricardo Rio destacou a importância do turismo para o desenvolvimento da cidade. “É um sector que tem vindo a ganhar uma relevância crescente ao longo dos anos, em termos de emprego, de empresas criadas, de volumes de facturação. É algo que resulta do facto de Braga ter um conjunto de recursos muito alargado que pode ser potenciado do ponto de vista da atractividade turística e que podem reforçar essa atractividade no futuro”, disse Ricardo Rio. Entre os principais motivos de atractividade turística elencados pelo autarca bracarense estão o património, as paisagens naturais, a gastronomia e as dinâmicas sociais, culturais, desportivas e económicas. “O objectivo é pegar em todos esses recursos e potenciá-los, o que exige, em primeiro lugar, qualidade em cada uma dessas dimensões, promovê-lo e, ao mesmo tempo, capacitar a oferta. A formação dos quadros turísticos é fundamental”, acrescentou Ricardo Rio. O autarca mostrou-se convicto que Braga vai regressar, em termos turísticos, aos níveis anteriores à pandemia. “Entre 2013 e 2020 quase que triplicámos o número de dormidas na cidade (de 200mil em 2013, para 630 mil em 2020). Ganhámos uma série de prémios internacionais mas temos, em cima disso, uma série de investimentos em curso que ajudam a qualificar mais essa oferta. Braga pode ser um grande destino turístico”, destacou Ricardo Rio, que neste mandato voltou a assumir o pelouro do Turismo.

O encontro foi organizado pelos alunos do Curso de Turismo e teve como finalidade dar a conhecer quais os desafios que se colocam no futuro a quem quer seguir carreiras profissionais no sector. “Pretendemos dar a conhecer os impactos que o Turismo tem provocado na cidade de Braga nos últimos anos e na nossa economia. Queremos também ter uma perspectiva do que poderá vir a ser este sector no futuro”, disse Sónia Cerqueira, aluna do terceiro ano do Curso de Turismo da Universidade Católica Portuguesa.

Varico Pereira, professor do Curso de Turismo da Universidade Católica Portuguesa . O Pólo de Braga, considerou que “é importante que os alunos, e futuro profissionais de Turismo conheçam a realidade da boca de quem define as políticas públicas para o Turismo”, no caso, o presidente da Câmara Municipal de Braga.

Carla Pinto Cardoso, coordenadora do Curso de Turismo, fez notar que “já se nota algum optimismo no sector turístico. É extremamente importante aproveitar esta altura, em que os desafios são enormes por causa da pandemia, e a formação é importante”.

João Duque, presidente do Centro Regional de Braga da UCP, realçou que a actividade turística não se resume só aos estabelecimentos de restauração e hoteis, mas abrange “o encontro de culturas, a memória e o património”.