Plano de Estudos A
Formação Desenvolver a Inteligência Emocional e a Produtividade dos Recursos Humanos em IPSS

 

Módulos Conteúdos Duração Formador
1 Estratégia Organizacional e Vetores de Excelência na Gestão de IPSS I Repensar a Visão/Missão de uma Organização. Identificar opções estratégias. 3h Isaque Dias (Gestor AS)
2 Novos paradigmas de criação de valor Uma sociedade organizada em três setores. A hibridização das organizações. Modelos de negócios na área social. 3h Raquel Franco (UCP)
3 O papel da Liderança no sucesso das IPSS Identificar o contributo da Liderança no valor acrescentado para as IPSS. Conhecer os diferentes estilos de liderança e que comportamentos adotar em diferentes situações, cenários, contextos de trabalho. 6h Arménio Rego (UCP)
4 Gestão de Equipas em IPSS e da Motivação para o alto rendimento as variáveis subjacentes à motivação e aos comportamentos dos Recursos Humanos em contexto de trabalho. Identificar fatores que facilitam/dificultam a coesão das equipas e que promovem a elevada/baixa produtividade. 6h Luís Monteiro (DIR RH Mota-Engil)
5 Estratégias de Gestão de Conflitos e de Gestão de Stress Reconhecer os princípios do conflito e os seus prejuízos no desempenho organizacional. Desenvolver estratégias e práticas que promovam o consenso e conhecer formas de gestão do stress e controlo emocional. 6h Carla Lopes (Consultora)
6 Técnicas de Negociação Eficaz em IPSS Identificar os diversos cenários de negociação, os estilos de negociação e as características dos interlocutores. Conceber e aplicar estratégias para consolidar relações de confiança baseadas em ganhos mútuos. 6h Carla Lopes
7 Responsabilidade Social das Empresas e Projetos em IPSS A importância da gestão de projetos nas IPSS. Reconhecer ferramentas para coordenar e gerir projetos com eficácia e aplicar técnicas especificas com vista à concretização dos objetivos e prazos dos projetos. 6h Luísa Pedroso (Diretora IPSS)
8 Estratégia Organizacional e Vetores de Excelência na Gestão de IPSS II A construção de planos de ação alinhados ao longo dos vetores de excelência: Planeamento, Recursos, Parcerias, Pessoas, Processos-Chave e Resultados de Performance. 3h Isaque Dias

 


Plano de Estudos B
Formação Processos e Práticas para Otimizar o Potencial dos Recursos Humanos

Módulos Conteúdos Duração Formador
1 Metodologias e Instrumentos de Diagnóstico de RH Reconhecer e aplicar metodologias e instrumentos de Diagnóstico de RH que apoiem as IPSS na identificação do grau de motivação/satisfação dos Recursos Humanos, Clima Social, … 6h Adélia Monarca (UCP)
2

Desenhar Práticas de Elevado Desempenho numa Organização

Identificar as modernas tendências de Gestão de Pessoas, através de estudos de caso internacionais e benchmarkings e analisar a sua adequabilidade à Cultura Organizacional.

6h

Frederico Cruzeiro Costa

(Presidente AES)

3

Análise de Funções e elaboração de Modelos de Gestão de Competências

Aplicar técnicas de análise, descrição e qualificação de funções em contexto aplicado e elaborar modelos e instrumentos de Gestão de Competências.

6h

Filipa Sobral

(UCP)

 Isaque Dias

4

Métodos e Técnicas de Recrutamento Seletivo

Reconhecer melhores práticas no ramo do Recrutamento e Seleção e aplicar técnicas de avaliação de potencial, assessment centres e entrevistas através de metodologias certificadas.

6h

Pedro Branco

(Consultor)

5

Desenho de Modelos de Gestão e Avaliação de Desempenho

Conhecer os benefícios e riscos inerentes à Gestão e Avaliação de Desempenho. Como desenhar instrumentos e processos de Gestão e Avaliação de Desempenho aplicáveis a uma IPSS

6h

José Ferreira da Costa

(Consultor)

6

Modelos de Formação e Desenvolvimento do Potencial Humano

Identificar técnicas de diagnóstico de necessidades de formação e aprofundar práticas de referência na elaboração de Modelos de Desenvolvimento e Aprendizagem

6h

Camilo Valverde

(UCP)

7

Programas e Práticas de Comunicação e Responsabilidade Social

Compreender as vantagens e programas de comunicação e responsabilidade social na promoção da identidade de uma IPSS e de uma cultura participativa

6h

Sónia Silva

(UCP)

8

Conceitos práticos e aplicados de Direito do Trabalho

Sensibilizar para os principais quadros normativo legais aplicáveis à Gestão de Recursos Humanos, ao nível da gestão de entradas/saídas, absentismo, etc.

6h

José Pedro Dinis

(UCP)

9

Gestão de Carreiras e de Recompensas

Conhecer tendências ao nível da gestão de carreiras e recompensas e analisar casos aplicados a IPSS de programas de atração e retenção de Talento.

6h

António Cunha

(DIR RH OTIIMA)

 

Consultoria: Projeto Aplicado a uma IPSS
 

Objetivo: Desenvolver e/ou otimizar um processo na organização.

Metodologia

1º Desenvolvimento de um diagnóstico do processo em causa.

2º Especificação de objetivos e indicadores, com base no diagnóstico.

3º Definição de ações a desenvolver para a melhoria do processo.

4º Implementação das ações.

5º Avaliação das melhorias do processo em função dos indicadores previamente definidos.

Duração: 3 meses (6 horas de contacto)

Equipa: Ana Salazar; Luís Costa; Luísa Pedroso

Contacts

Secretariat

E-mail: servicosacademicos.braga@ucp.pt

Tel: (+351) 253 20 61 00