O Enoturismo é um dos subsectores em que se projeta haver um dos maiores crescimentos na área do turismo num período de 10 anos, e que segundo algumas fontes superará um crescimento superior a 200% nos próximos 10 anos. Sendo assim, não só uma atividade que complementa quer a oferta e a atratividade turística de uma região, com é um instrumento fundamental para a diferenciação dos produtores de vinho.
A prática do enoturismo é, assim, uma atividade que está diretamente relacionada com a cultura do vinho e que proporciona uma experiência dinâmica e versátil ao turista. Integrando a cultura e o património do vinho, criando emoções, sensações, apego e impressões sensoriais através da visita, permitindo, deste modo que o enoturista se torne um defensor do produtor, da marca e da região vinícola que visita.
Pretende-se assim com esta formação dotar os participantes de competências adequadas por forma a desenvolverem o planeamento, a gestão e a operacionalização de unidades de Enoturismo.
Este curso visa ainda a integração dos produtores, gestores de adegas, caves, quintas, unidades hoteleiras ou empresas de animação turística numa formação especializada no âmbito do vinho e do turismo.
Objetivos
- Adquirir conhecimentos quer ao nível técnico do vinho quer da cultura do vinho que permitam melhor desenvolver ou gerir um projeto de enoturismo.
- Desenvolvimento de ferramentas e estratégias de marketing.
- Adquirir competências e boas práticas para a otimização dos acolhimentos do enoturista.
- Desenvolver um planeamento estratégico e gestão comercial unidade de Enoturismo.
- Desenvolver projetos de Enoturismo.
Destinatários
- Graduados e/ou especialistas em Turismo, Hotelaria, Eventos, Enologia, Gestão, Produtores de vinho ou outras áreas que pretendam aprofundar os conhecimentos no âmbito do Enoturismo.
Duração
Início: maio de 2025
Funcionamento
Horário: sexta-feira, 18h00-20h00 e sábado, 14h00-17h00.
Local: Universidade Católica Portuguesa - Braga.
Investimento
Horas de contacto: 72h
Valor: 2.100€