Em coerência com a sua missão e valores, a UCP assume uma cultura de bom trato e de prevenção, identificação e atuação no seu âmbito de ação contra qualquer forma de violência, nomeadamente dirigida a pessoas em situação de vulnerabilidade. A instituição está comprometida com o desenvolvimento de uma cultura de proteção e cuidado, e com política de tolerância zero em relação a maus-tratos e abusos. Para tal, recorre a diversas ferramentas, incluindo o Código de Ética e de Conduta, procedimentos de atuação, formações e diversos planos voltados para a comunicação interna e externa.
Toda a comunidade da UCP se compromete com estas medidas e atua de modo socialmente responsável, com especial atenção quando em contacto direto com menores e adultos/as em situações vulneráveis.
Com o Plano de Proteção e Cuidado, a UCP estabelece os seguintes compromissos:
Selecionar cuidadosamente e formar colaboradores/as, docentes, investigadores/as, estudantes e voluntários/as, com foco no profissionalismo, na cidadania, no desenvolvimento integral e na dignidade humana;
Prestar atenção e responder a questões, suspeitas e denúncias referentes a condutas que envolvam diretamente membros da UCP;
Disseminar e melhorar continuamente práticas de proteção e cuidado, nomeadamente no desenvolvimento de atividades com menores e adultos vulneráveis, instigando a participação e colaboração com entidades parceiras.
A UCP estabeleceu Provedorias e canais com vista à proteção de menores e adultos/as em situações de vulnerabilidade, bem como à análise de denúncias relacionadas com condutas ou situações contrárias ao definido no Código de Ética e Conduta da UCP e outra regulamentação. A apresentação de denúncias ou participações deve ser efetuada por escrito, com descrição completa e precisa de todos os factos relevantes. Os/as denunciantes são protegidos/as pela UCP em relação a qualquer forma de retaliação. A UCP adota medidas organizativas e técnicas para assegurar que a informação fornecida é tratada com confidencialidade, sigilo e zelo.
Vias de Contacto
Provedoria de Ética no Centro Regional de Braga
Doutor José Carlos de Miranda
Professor Auxiliar da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UCP