Mosteiro de Tibães desafia bracarenses para experiência sensorial única amanhã

Sexta-feira, Julho 14, 2023 - 13:56

É já amanhã que o mítico Mosteiro de São Martinho de Tibães, em Braga, recebe a segunda edição do “Passeio das Virtudes”. Em conferência de imprensa, a organização desafiou os bracarenses a viverem uma «experiência sensorial única», num local histórico, belo e místico, onde as letras e a música italiana do século XVII prometem um «casamento perfeito».

Este ano, a iniciativa intitula-se “Passeio das Virtudes: Pessoa, Património e Virtude” e é organizada, uma vez mais, pelo Mosteiro de Tibães, em colaboração com o Grupo de Amigos do Mosteiro de Tibães (GAMT), e com coordenação da Formação Avançada em Psicologia e Logoterapia da Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional de Braga.

Na apresentação estiveram Paulo Oliveira, coordenador do Mosteiro de Tibães; Aida Mata, presidente do GAMT; Ana Cláudia Fernandes, docente da Universidade Católica e coordenadora da Formação Avançada em Psicologia Positiva e Logoterapia; o ator António Durães, do Sindicato de Poesia; e Fernando Guimarães, do Ensemble Il Filo d'Oro", a nova parceria para esta edição de "Passeios das Virtude" e do próprio Mosteiro.

Todas as entidades presentes na conferência de imprensa sublinharam a mais-valia deste evento que, além de proporcionar uma experiência sensorial única, em locais emblemáticos com o Lago ou o Escadório das Virtudes, com o cantar das águas, visa contribuir para a dinamização e valorização do Mosteiro de Tibães, «alusivo ao tema das virtudes através da produção de eventos que enalteçam o valor da pessoa, palavra, património e virtude», como referiu Ana Cláudia Fernandes.

Aida Mata agradeceu a todos aqueles que contribuem para a realização do evento. E destacou em particular a docente de Universidade Católica, pelas «virtudes de «perseverança e fortaleza», fundamentais para esta nova edição, que está reforçada, com duas extensões do Passeio das Virtudes, ambas em novembro.

«Venham desfrutar de uma experiência sensorial única, uma viagem para um conjunto de virtudes, em espaço interior e exterior, através de um conjunto de textos, de episódios que podem acontecer a qualquer um de nós, acompanhados de música ou do cantar das águas da fonte», disse António Durães, em jeito de convite.

Vão-se ouvir textos e música na Sala do Capítulo, no Escadório das Virtudes, na Fonte de S.Bento, entre outros locais

De acordo com o programa desenhado para amanhã, o evento começa ás 16h00 e está dividido em três momentos. Inicia com uma leitura científica acerca de forças de caráter e propósito da vida, pela coordenação da designada Formação Avançada, na Sala do Capítulo.

Em seguida, pela voz do Sindicato da Poesia, inicia-se o Passeio das Virtudes, ao longo do qual vão ser dadas a conhecer Sete histórias em intervalos de Sete minutos. Iniciando no Pátio do Galo serão percorridos alguns dos emblemáticos espaços exteriores do Mosteiro, nomeadamente a Fonte de S. Bento; o Escadório das Virtudes, a Capela de S. Bento e o Lago.

De salientar que o número 7 não aparece por acaso. Refere-se às 7 virtudes. As teologias, fé, esperança e caridade; e as cardeais ou humanas, prudência, justiça, fortaleza e temperança.

Depois, o grupo regressa ao Pátio do Galo. A organização anuncia que o programa termina «da melhor forma possível, com o regresso à Sala do Capítulo para um magnífico momento musical pelo Ensemble II Filo d'Oro».

Para Fernando Guimarães do Ensemble II Filo d'Oro", que se mostrou «agradecido» pela oportunidade para colaborar, não poderia haver ocasião melhor para se mostrar, uma oportunidade para se ouvir música italiana do século XVII, num espaço místico como o Mosteiro de Tibães.

As inscrições podem ser feitas no site do GAMT ou no do Mosteiro de Tibães.

O convite é que as pessoas ponham chapéu e calçado confortável, abram o espírito às virtudes, e deixam-se «embriagar» pelo passeio, aberto a todos os sentidos.