Apesar de fortemente difundida por causa dos escândalos na Igreja, a problemática dos abusos toca as diferentes realidades em que estamos inseridos, estejam elas, ou não, diretamente conectadas com a vida eclesial. Os abusos de poder produzem-se também ao nível das instituições laborais e de ensino. Nesse sentido, esta é uma problemática que deve inquietar todos aqueles que têm responsabilidades de gestão sejam elas eclesiais, educativas ou que, de algum modo, estejam relacionadas com cargos de direção ou coordenação em instituições. Uma das dimensões das dinâmicas abusivas menos trabalhadas é, ainda, o marcado recurso à omissão e ao silencio. Ignorar o problema parece ser uma opção fácil e recorrente, mas que perpetua a cultura de abusos. Consciente desta realidade, a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (UCP) propõe uma semana de formação (25 horas) onde a problemática dos abusos será́ analisada por investigadores internacionais e nacionais, que têm dedicado parte dos seus estudos à reflexão crítica da cultura dos abusos com vista à sua transformação numa cultura do cuidado.
Destinatários
Comunidade académica, professores, responsáveis paroquiais e diocesanos, público em geral.
Objetivos
- Consciencializar para a presença de uma cultura de abusos e para a necessidade de a substituir por uma cultura de cuidado;
- Compreender o que é um abuso e como se produzem dinâmicas abusivas nas comunidades;
- Analisar o papel da autoridade nas instituições e os potenciais perigos de abusos, bem como a forma de os combater;
- Compreender o papel dos silêncios e das omissões na relação entre vítimas e vitimizadores;
- Refletir acerca das consequências psicológicas, teológicas e filosóficas da crise global dos abusos;
- Incentivar à esperança de uma atitude pró-ativa capaz de gerar uma cultura de cuidado.
Conteúdos programáticos
- Aproximação à complexidade das dinâmicas abusivas | 1,5h
- Problema da autoridade e do poder nas tradições e comunidades | 1,5h
- O papel do silencio nas vítimas e nos vitimadores | 1,5h
- O contributo dos serviços de proteção e cuidado para o quebrar do silencio | 1,5h
- O papel das narrativas nas dinâmicas abusivas | 1,5h
- A transmissão intergeracional das dinâmicas de dependência relacional: a emergência nas dinâmicas comunitárias | 1,5h
- Abusos de poucos, conivências de muitos | 1,5h
- Consequências teológicas e eclesiais da crise global dos abusos | 1,5h
- O Poder da Palavra | 1,5h
- O Poder da Ação | 1,5h
- Trabalho autónomo | 10h
Condições de frequência
Apenas para professores inscritos na formação
O ensino é presencial. O controlo da assiduidade será feito através de folha de presenças. Será excluído o formando que ultrapassar a falta de um terço do número de horas previstas ou manifestar insuficiente participação.
Avaliação
Apenas para professores inscritos na formação
A avaliação consistirá na elaboração de um relatório reflexivo ou na análise de um caso prático. Será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 a 10 de acordo com a Circular CCPFC – 3/2007 de Setembro.
No fim da formação os formandos serão convidados a responder a um inquérito, avaliando os ormadores, os conteúdos e estratégias da ação, bem como o processo de avaliação. Podem ainda sugerir temas para futuras ações de formação dentro da área do curso.