Formação de Professores TIC - Bases de Dados e Sistemas Informáticos

Descrição do Programa

No panorama nacional existe uma escassez de docentes na área de TIC. Para fazer
face a este problema, além da formação inicial de docentes nesta área, e recorrendo ao PRR, pretende-se converter docentes com habilitação para a docência, dotando-os com competências para lecionarem TIC.
Estas formações de curta duração, na modalidade a distância, procuram colocar os docentes em contacto com os conceitos e as tecnologias para as usarem e serem capazes de os ensinar aos mais jovens, com vista a ter uma sociedade melhor preparada para os desafios atuais.

Objetivos

  • Desenvolver competências em áreas centrais das tecnologias da informação e da comunicação;
  • Utilizar de forma avançada aplicações como Processador de Texto, Folha de Cálculo e Apresentações Multimédia;
  • Criar conteúdos para a Web;
  • Interpretar a lógica da programação de sistemas de informação;
  • Programar utilizando o reportório incontornável das linguagens de programação;
  • Conhecer o modelo relacional de dados;
  • Desenvolver aplicações informáticas em SQL;
  • Conhecer componentes e arquiteturas de sistemas informáticos;
  • Integrar recursos de IA no desenvolvimento de SI;
  • Construir conteúdos multimédia.

Destinatários

Professores do Ensino Básico e Secundário que sendo detentores de habilitação para a docência, esta habilitação não é na área de TIC.
 

Condições de acesso

Ser detentor de uma licenciatura ou mestrado em ensino;


Critérios de seleção e seriação

Os candidatos serão selecionados e seriados de acordo com os seguintes critérios:

  1. Formação Superior não STEAM (10 pontos);
  2. Experiência Profissional na Docência (10 pontos);
  3. Currículo escolar, considerando-se a classificação dos graus académicos obtidos (critério de desempate).

A classificação final dos candidatos expressa-se numa escala de classificação numérica inteira de 0 a 20 valores.


Avaliação

Os formandos serão avaliados numa escala de 0 a 20 valores em cada uma das
Unidades Curriculares que fazem parte do plano de estudos, mediante os instrumentos de avaliação que venham a ser definidos pelos docentes das referidas unidades curriculares.
Estes instrumentos de avaliação deverão ser coerentes com os objetivos e com as
metodologias de ensino a desenvolver nesta Pós-Graduação, devendo esta coerência estar devidamente explícita nas fichas de caracterização das diversas unidades curriculares, a preencher pelos docentes responsáveis pelas mesmas e a validar pela coordenação científica do curso.


Investimento

  • Candidatura|50€
  • Atuais alunos UCP desconto de 50% na candidatura e na propina
  • Antigos alunos UCP desconto de 10% na candidatura
  • Propina | 110€ (igual ao valor da bolsa)

Nota: Colaboradores e Professores UCP isentos de propina e candidatura

 

Saber mais

Contactos

Secretaria

E-mail: servicosacademicos.braga@ucp.pt

Tel: (+351) 253 20 61 00