O que oferece este curso?
Ciência e Religião são inegavelmente duas das forças culturais mais poderosas da história. Contemporaneamente, é opinião generalizada que só a visão da ciência é verdadeira e benéfica para o ser humano, pois pode comprovar-se racional e experimentalmente, enquanto a religião se baseia em dogmas que não admitem justificação racionalmente fundada. Tal visão, pretendendo fundamentar-se nas novas descobertas da ciência (Big Bang, bosão de Higgs, neurociências) e descartar toda a visão religiosa do Homem e do Mundo, não é corroborada pela análise crítico-filosófica.
Este curso vem colmatar uma necessidade de formação, sentida pelos professores de Filosofia e de Educação Moral, relativa a esta temática que cruza ciência, filosofia e religião.
Quais são os objetivos?
- Dotar os docentes de um conjunto de conhecimentos sobre questões actuais do debate contemporâneo entre ciência, filosofia e religião, nomeadamente relativas à origem, estrutura, dinamismo e finalidade do Cosmos e do Ser Humano;
- Estimular a reflexão e avaliação crítica dessas questões, de modo a que eles estejam melhor preparados para as abordar em sala de aula;
- Examinar os conceitos básicos utilizados pelos três ramos de conhecimento (científico, filosófico e teológico), os resultados alcançados, as questões suscitadas e as potencialidades e limitações dos métodos envolvidos;
- Obter uma síntese teórica integradora e complementar dos mesmos, como explicação abrangente dos diversos âmbitos da experiência humana no Mundo.
Destinatários
O Curso de Formação de Professores: Ciência, Filosofia e Religião destina-se a Professores do ensino secundário dos grupos disciplinares 410 (Filosofia) e 290 (Educação Moral e Religiosa Católica) ou de outro grupo disciplinar.