A Psicologia é uma área científica de enorme relevância social que abarca todos os aspetos da nossa vida. O(a)s psicólogo(a)s devem basear a sua atuação em evidências científicas, para encontrar respostas a questões individuais e sociais complexas, no sentido de responder a estas necessidades.
Por conseguinte, na Licenciatura em Psicologia pretendemos formar profissionais cientificamente competentes, com um elevado sentido profissional, pautados por uma exigência ética e deontológica que se traduza numa intervenção junto de pessoas, grupos e organizações, capaz de promover e melhorar a saúde, a qualidade de vida, o bem-estar e o desenvolvimento integral ao longo da vida.
Porquê Psicologia?
A Licenciatura em Psicologia está em funcionamento desde 2004, tendo sido alvo de adaptação curricular e pedagógica de acordo com o Modelo de Bolonha em 2006, apresentando já uma vasta experiência ao nível da formação nesta área. O curso encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) (ACEF/1819/0109612).
A formação na Licenciatura em Psicologia rege-se por padrões elevados de qualidade científica e pedagógica, permitindo aos(às) estudantes, na sua primeira etapa da formação, desenvolver conhecimentos teóricos e competências genéricas em aspetos como os processos psicológicos, biológicos e sociais que explicam o comportamento humano, a avaliação e o diagnóstico de problemas e de necessidades, até aos diferentes modelos e técnicas de avaliação e de intervenção psicológica nas várias áreas da Psicologia (Clínica, Educacional, Familiar, Organizacional, Saúde), assim como na prática de investigação científica (seguindo os princípios da Declaração de Bolonha, os requisitos da Ordem de Psicólogos Portugueses (OPP) e as recomendações da European Federation of Psychologists’ Associations, incluídos no European Qualification Standard for Psychologists).
Taxa de empregabilidade
A Licenciatura pretende oferecer aos estudantes, a formação básica em Psicologia, que permite a continuidade da formação académica e profissional e a inserção no mercado de trabalho, onde temos assistido nos últimos anos à diversificação das áreas de atuação do(a) psicólogo(a) e ao aumento do número de profissionais integrados. Os dados oficiais da Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (2020) indicam que os Licenciados em Psicologia na FFCS têm uma taxa de empregabilidade de 93,3%.
Personaliza a tua Licenciatura
Como complemento da formação teórica e prática oferecida, o(a)s estudantes podem explorar as suas áreas de interesse e de especialização mediante a escolha de Unidade Curriculares (UC) Opcionais do plano de estudos.
Clique nos links para ver os vídeos:
Desenvolvimento Vocacional e da Carreira
Psicologia de Grupos
Desenvolvimento Psicossexual
Trabalho e Qualidade de Vida
Dificuldades de Aprendizagem e Necessidades Educativas Especiais
Psicologia e Espiritualidade: Temas Escolhidos
Especializa-te numa área de interesse
Prossecução dos estudos
A Licenciatura NÃO apresenta um caráter profissionalizante, pois o exercício profissional autónomo de psicólogo implica a frequência de um Mestrado em Psicologia, condição necessária para a inscrição na OPP.
Assim, a Licenciatura em Psicologia permite a prossecução dos estudos numa área de especialização, de acordo com os interesses e necessidades dos contextos de vida do(a)s estudantes.
A Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais oferece oportunidades de dar continuidade à formação, através de três Mestrados, nas seguintes áreas específicas da Psicologia: Psicologia Clínica e da Saúde; Psicologia da Educação; Psicologia do Trabalho e das Organizações.
Desenvolvimento integral
De acordo com os princípios inspiradores da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, a Licenciatura em Psicologia contextualiza-se numa Antropologia Cristã atualizada, isto é, no diálogo com as Ciências, as Humanidades e a cultura do nosso tempo. Pretendemos, assim, formar psicólogo(a)s com um perfil global, para fazer face aos desafios psicossociais que requerem uma intervenção ecodesenvolvimental.
Para além de uma formação científica de excelência, preocupamo-nos com a formação integral do(a)s estudantes, pelo que, segundo modelos inspirados numa Ética Humanista, são oferecidas oportunidades para o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal do(s) estudantes mediante a participação em programas de Mentorias/ Tutorias, Serviço Comunitário e/ou Programas de Mobilidade.
Queres saber mais sobre as nossas ofertas de Atividades Extracurriculares?
- Mentorias/ Tutorias
- Acolhimento e integração do(a)s estudantes do 1º ano
Mobilidade Internacional - ERASMUS+
O Programa de Ação Europeu para a Mobilidade dos Estudantes Universitários (ERASMUS) é um programa de intercâmbio de estudantes fundado pela Comissão Europeia em 1987, que permite aos estudantes estudar no estrangeiro durante um período de 6 / 12 meses.
Segundo a Comissão Europeia, no ano académico de 2019/20, mais de 32 3361 estudantes de 3000 instituições de Ensino Superior Europeias e de mais de 35 países estiveram envolvidos neste programa de intercâmbio internacional, usufruindo do financiamento deste programa.
O programa ERASMUS+ tem sido reforçado para possibilitar o aprofundamento de relações entre entre as instituições de Ensino Superior Europeias e assim reforçar as oportunidades de aprendizagem formal e não formal do(a)s estudantes, ajudando-o(a)s a preparem-se para os atuais desafios do mundo do trabalho.
Reconhecendo a importância desta experiência na formação científica e humana do(a)s estudantes, na Licenciatura em Psicologia, o(a)s estudantes em MOBILIDADE OUTGOING / INCOMING são acompanhados por docentes e pares através de um programa de Mentoria, que visa apoiá-los na concretização com sucesso, em termos pessoais e académicos, da sua experiência ERASMUS.
Vantagens para o(a)s estudante (Erasmus+ Annual Report 2020):
- Facilitar na entrada para o mercado de trabalho;
- Apoio na reflexão sobre os objetivos e planos de estudo/ planos de carreira;
- Oportunidade de experimentar novos métodos de ensino e práticas de aprendizagem;
- Promotor do sucesso académico;
- Promoção competências transversais.