“In Splendore Lucis Vestrae “
A Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais tem, por trás de si, uma tradição filosófica e humanista cristã que é marcante na sua identidade. A procura da verdade, a reflexão crítica fundamentada, o diálogo com a cultura e a ciência, o diálogo entre a fé e a razão, a defesa e o desenvolvimento da pessoa humana em todas as suas vertentes, desde a sua conceção até à sua morte, a atenção à Ecologia, são alguns dos pontos marcantes no exercício da sua docência e da sua investigação.
Tal como definido nos Estatutos da UCP, a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais procura estar muito atenta aos grandes problemas e desafios contemporâneos da humanidade, tentando, através de uma investigação crítica e exigente, no contexto de uma cultura da e para a verdade, e de uma pedagogia personalista, encontrar caminhos, em sinergia com a sociedade civil, o mundo empresarial e a Igreja, que conduzam à construção de uma sociedade cada vez mais justa e inclusiva.
Ligada à missão da Companhia de Jesus desde a sua fundação, a FFCS conta com parcerias que reforçam a sua missão, com destaque para as redes jesuítas que incluem mais de 300 universidades e instituições internacionais de ensino superior da Companhia de Jesus. Entre estas:
- Kircher Netwrok, rede de universidades jesuítas com 30 centros na Europa e no Médio Oriente.
- IAJU, Associação Internacional de Universidades Jesuítas, que conta com mais de 200 universidades jesuítas nos cinco continentes.
- UNIJES, Rede de Universidades Jesuítas da Província da Espanha