E-mail: servicosacademicos.braga@ucp.pt
Tel: (+351) 253 20 61 00
Numa época marcada por transformações ligadas ao progresso digital, à emergência de uma sensibilidade ecológica, a crises ambientais e humanitárias de diversas ordens, surgem inúmeras, por vezes opostas, conceções antropológicas. A partir da matriz humanista que caracteriza a Universidade Católica Portuguesa, o Mestrado em Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais visa estimular a reflexão crítica sobre os desafios antropológicos contemporâneos. Com o objetivo de orientar possíveis respostas às crises hodiernas que atravessamos, o Mestrado em Filosofia percorre os grandes temas da Metafísica, da Antropologia, da Ética, da Estética e da Filosofia da Religião contemporâneas. É seu foco a condição humana na perspectiva dos muitos desafios contemporâneos.
Os alunos do Mestrado em Filosofia procedem de várias formações prévias, sendo que nem sempre ela é especificamente filosófica. Tendo em mente esta realidade, o curso possibilita o contacto com algumas das áreas fundamentais da filosofia, de modo que cada aluno possa depois seguir os seus próprios interesses através da escolha das UC opcionais e do tema da dissertação.
A admissão é regida pelo Art.º 8 do Regulamento Geral dos Cursos de Mestrado da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais: Podem ser admitidos: - os titulares de uma licenciatura ou de outro título legalmente equivalente; - os titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo; - os titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de Licenciado pelo Conselho Científico da Faculdade; - os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional reconhecido pelo Conselho Científico da Faculdade como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos.
Os nossos Mestres em Filosofia estão empenhados em diversíssimos ramos de actividade e buscam acima de tudo, no respectivo grau académico, a valorização pessoal e profissional de carreiras já em exercício.
Para além disso, o grau de Mestre em Filosofia abre o acesso a âmbitos específicos como é o caso da carreira de ensino/investigação, da consultoria cultural em organismos governamentais e não governamentais, nomeadamente das autarquias, da consultoria editorial, da formação contínua, etc.