Ao promover o estudo das condições que contribuem para a expressão da plenitude humana, a Psicologia Positiva valoriza a experiência de emoções e a prática de forças de carácter como forma de fortalecer as qualidades e forças individuais.
Por seu turno, partindo do pressuposto que a motivação mais profunda do ser humano é a busca de um propósito para a sua vida, a Logoterapia assume-se como uma psicoterapia direcionada para o tratamento da falta de sentido, oferecendo uma proposta terapêutica inovadora para a reconstrução de significado de experiências de sofrimento e o discernimento dos potenciais de sentido únicos e originais de cada pessoa.
Privilegiando o diálogo acerca do valor da pessoa, do sonho e planeamento futuro no estímulo do desenvolvimento pessoal e existencial, a metodologia de ensino da presente formação tem como referência o Inquérito Apreciativo recorrendo para o efeito aos ilustradores do cinema, da música, da poesia, do mindfulness e, sobretudo, de histórias e testemunhos de pessoas inspiradoras da virtude.
Quais os objetivos?
Objetivo Principal
Fomentar o desenvolvimento pessoal e existencial mediante a prática de forças de carácter e a facilitação do discernimento do propósito de vida.
Objetivos Específicos
- Compreender a relação da experiência das emoções com a saúde, o bem-estar e a realização pessoal.
- Aplicar uma abordagem referenciadora para o esclarecimento de potenciais de sentido e propósito de vida.
- Utilizar estratégias/métodos para a prática das virtudes, forças de carácter e a definição de objetivos de vida.
- Dispor de recursos pessoais ao nível da gestão do stress e mindfulness.