O que oferece este curso?
O ritmo intenso e as constantes mudanças inerentes à vivência nos contextos sociais da atualidade implicam um elevado consumo de recursos físicos e psicológicos que pode comprometer a saúde física e mental.
A ausência de um sentido, que se tem constituído como um fenómeno frequente e alargado na sociedade contemporânea, associada à atual crise económico financeira, tem-se refletido, naturalmente, no acentuar de um ambiente de incerteza e imprevisibilidade nos mais diversos quadrantes sociais.
Mais recentemente, verifica-se que a emergência da crise pandémica seguida da guerra russo-ucraniana e o conflito israelo-palestino têm potenciado um cenário de recessão económica, desemprego e pobreza, assim como um clima de hostilidade e alienação social e, sobretudo, de perda de sentido.
As capacidades de empatia, cooperação, autoafirmação pessoal e expressão de forças de carácter como a coragem ou o perdão, bem como a autodeterminação num sentido de vida, constituem, pois, aspetos imprescindíveis na formação direcionada para o desenvolvimento pessoal e existencial.
Ao promover o estudo das condições que contribuem para a expressão da plenitude humana, a Psicologia Positiva valoriza a experiência de emoções e prática de forças de carácter como forma de prevenir a doença e reforçar a autossuficiência face a adversidades.
Por seu turno, partindo do pressuposto que a motivação mais profunda do ser humano é a busca de um propósito para a sua vida, a Logoterapia assume-se como uma psicoterapia direcionada para o tratamento do vazio existencial, oferecendo uma proposta terapêutica inovadora para a reconstrução do significado da experiência de sofrimento e o esclarecimento do sentido de vida.
Assim se justificou a relevância de desenhar uma formação que privilegie estratégias pedagógicas facilitadoras do diálogo acerca do valor da pessoa, do sonho e planeamento futuro como formas de fomentar o desenvolvimento pessoal e existencial.
Neste sentido, o desenho da metodologia de ensino desta Formação Avançada teve como referenciação teórica-prática o Inquérito Apreciativo com vista a estimular a inspiração e a expressão artística através do recurso a ilustradores como o cinema, a poesia, a música, o mindulness e a escrita de histórias de testemunhos ou memórias referenciadoras.
Quais os objetivos?
Objetivo Principal
Fomentar o desenvolvimento pessoal e existencial mediante a prática de forças de carácter e o esclarecimento do propósito de vida.
Objetivos Específicos
No final da ação, os/as alunos/as deverão ser capazes de:
- Compreender a relação da experiência das emoções com a saúde, o bem-estar e a realização pessoal;
- Aplicar uma abordagem referenciadora para o esclarecimento do sentido e propósito de vida;
- Utilizar estratégias/métodos para a prática das virtudes, forças de carácter e a definição de objetivos de vida;
- Dispor de recursos pessoais ao nível da gestão do stress e mindfulness.