Psicologia Positiva e Logoterapia: uma abordagem prática (formato online)

Descrição do Programa

 
O que oferece este curso?

O ritmo intenso e as constantes mudanças inerentes à vivência nos contextos sociais da atualidade implicam um elevado consumo de recursos físicos e psicológicos que pode comprometer a saúde física e mental. 

A ausência de um sentido, que se tem constituído como um fenómeno frequente e alargado na sociedade contemporânea, associada à atual crise económico financeira, tem-se refletido, naturalmente, no acentuar de um ambiente de incerteza e imprevisibilidade nos mais diversos quadrantes sociais. 

Mais recentemente, verifica-se que a emergência da crise pandémica seguida da guerra russo-ucraniana e o conflito israelo-palestino têm potenciado um cenário de recessão económica, desemprego e pobreza, assim como um clima de hostilidade e alienação social e, sobretudo, de perda de sentido. 

As capacidades de empatia, cooperação, autoafirmação pessoal e expressão de forças de carácter como a coragem ou o perdão, bem como a autodeterminação num sentido de vida, constituem, pois, aspetos imprescindíveis na formação direcionada para o desenvolvimento pessoal e existencial. 

Ao promover o estudo das condições que contribuem para a expressão da plenitude humana, a Psicologia Positiva valoriza a experiência de emoções e prática de forças de carácter como forma de prevenir a doença e reforçar a autossuficiência face a adversidades. 

Por seu turno, partindo do pressuposto que a motivação mais profunda do ser humano é a busca de um propósito para a sua vida, a Logoterapia assume-se como uma psicoterapia direcionada para o tratamento do vazio existencial, oferecendo uma proposta terapêutica inovadora para a reconstrução do significado da experiência de sofrimento e o esclarecimento do sentido de vida. 

Assim se justificou a relevância de desenhar uma formação que privilegie estratégias pedagógicas facilitadoras do diálogo acerca do valor da pessoa, do sonho e planeamento futuro como formas de fomentar o desenvolvimento pessoal e existencial. 

Neste sentido, a metodologia de ensino da Formação Avançada em Psicologia Positiva e Logoterapia constitui-se como uma abordagem teórica-prática que visa estimular a inspiração emocional estética através do recurso a ilustradores como o cinema, a poesia, a música, o mindulness e a escrita de histórias de testemunhos ou memórias referenciadoras.

 
Quais os objetivos?

Objetivo Principal

Fomentar o desenvolvimento pessoal e existencial mediante a prática de forças de carácter e o esclarecimento do propósito de vida. 

Objetivos Específicos 

No final da ação, os/as alunos/as deverão ser capazes de:   

  1. Compreender a relação da experiência das emoções com a saúde, o bem-estar e a realização pessoal;  
  2. Aplicar uma abordagem referenciadora para o esclarecimento do sentido e propósito de vida; 
  3. Utilizar estratégias/métodos para a prática das virtudes, forças de carácter e a definição de objetivos de vida; 
  4. Dispor de recursos pessoais ao nível da gestão do stress e mindfulness.   

 

Ver Programa

 

Contactos

Secretaria

E-mail: servicosacademicos.braga@ucp.pt

Tel: (+351) 253 20 61 00