Licenciatura em Ciência de Dados Aplicada

Contactos

Secretaria

E-mail: servicosacademicos.braga@ucp.pt

Tel: (+351) 253 20 61 00 

Mais Informação

Prova de ingresso
Matemática A ou Matemática A e Português

CANDIDATURA ONLINE

Calendário académico

 

Descrição do Programa

As transformações tecnológicas e sociais sucedem-se, no mundo de hoje, a um ritmo cada vez mais acelerado, desde a proliferação de dispositivos ligados à Internet e a sua enorme capacidade, até aos dados individuais e das interações entre indivíduos que são armazenados a cada segundo. Por todo o mundo, dentro e fora dos contextos tradicionais, estão a nascer múltiplas organizações académicas e empresariais, dedicadas ao estudo dos problemas associados à proliferação de dados e à procura de critérios éticos que possam balizar o seu progresso. Neste âmbito, há previsões europeias que antecipam a enorme procura de profissionais especializados em Ciência de Dados, sendo esta uma área interdisciplinar voltada para o estudo e a análise de dados, visando a extração de conhecimento para possíveis tomadas de decisão, em diversas áreas profissionais e do conhecimento.

Dispondo de vários cursos na área das ciências sociais, humanas e do comportamento, e também de recursos na área da computação, a Universidade Católica Portuguesa, em Braga, propicia o ambiente favorável para uma formação em Ciência de Dados Aplicada, com atividades de investigação e de ligação ao setor empresarial, que nesta cidade é particularmente ativo e criativo. Este curso nasceu dos docentes das áreas de Computação e Ciência de Dados, Matemática e Estatística da FFCS e funciona em em colaboração com a Escola de Biotecnologia, a Escola das Artes e a Porto Business School da UCP, que dispõe de docentes com elevado prestígio na área da informática e dos sistemas de informação. 

Este ciclo de estudos em Ciência de Dados Aplicada pretende dotar os alunos das competências necessárias para analisar grandes quantidades de dados, resolvendo problemas nos mais diversos âmbitos, incluindo as ciências sociais, humanas e do comportamento. Neste sentido, os dois primeiros anos são dedicados à aquisição das indispensáveis competências ao nível da computação e da análise de dados. O terceiro ano pretende aplicar estas competências a domínios específicos através de unidades curriculares do interesse dos alunos.

Objetivos gerais
 

  • Proporcionar uma formação sólida na área de ciência de dados, no âmbito da recolha, tratamento, modelagem e análise de dados, em contextos organizacionais, empresariais e académicos.
  • Oferecer uma formação sólida nas disciplinas que servem de fundamento à ciência de dados. Esta formação de base estimulará a capacidade de resolução de problemas e dotará os diplomados com a capacidade de acompanhar os desenvolvimentos científicos e tecnológicos nesta área do conhecimento.
  • Dotar os futuros diplomados com a versatilidade e as competências necessárias para aplicarem as ferramentas da ciência de dados a diferentes áreas do conhecimento presentes na FFCS (ciências sociais, humanas e do comportamento) e também no contexto mais alargado da UCP (medicina, gestão, direito, biotecnologia, etc.).
  • Formar profissionais e cidadãos com espírito crítico, capacidade de trabalho em equipa, sentido cívico e elevado sentido ético.

 

Objetivos de aprendizagem
 

  • Conhecimentos aprofundados de matemática e estatística orientados para a ciência de dados.
  • Conhecimentos na área das ciências da computação. Aptidão para conceber e implementar algoritmos eficientes.
  • Competências ao nível da recolha, tratamento, armazenamento, visualização e análise de grandes quantidades de dados; aptidão para inferir, prescrever e prever utilizando a informação extraída.
  • Aptidão para aplicar métodos de aprendizagem automática. Conhecimento dos fundamentos teóricos da inteligência artificial.
  • Aplicação de técnicas de extração de conhecimento de dados à decisão inteligente e baseada na análise de grandes fluxos de dados.
  • Capacidade de conceber, desenvolver e implementar um projeto.
  • Capacidade de trabalhar em equipa e de colaborar com profissionais e investigadores provenientes de diferentes áreas científicas e contextos profissionais.
  • Sentido ético apurado e conhecimento das implicações antropológicas, éticas e legais da ciência de dados.

Saídas profissionais

  • Analista de Grandes Volumes de Dados (Big Data)
  • Cientista de Dados (Data Scientist)
  • Engenheiro de Dados (Data Engineer)
  • Especialista em Aprendizagem Automática (Machine Learning)
  • Especialista em desenvolvimento de Algoritmos de Aprendizagem Automática
  • Especialista de Sistemas de Inteligência Artificial

Funções estas que podem ser exercidas em diversos sectores de atividade, tais como: Banca, Seguros, Telecomunicações, Farmacêuticas, Empresas de Comunicação, Administração Pública, Empresas Industriais, Desporto, entre outras.

Contactos

Secretaria

E-mail: servicosacademicos.braga@ucp.pt

Tel: (+351) 253 20 61 00