E-mail: servicosacademicos.braga@ucp.pt
Tel: (+351) 253 20 61 00
As transformações tecnológicas e sociais sucedem-se, no mundo de hoje, a um ritmo cada vez mais acelerado, desde a proliferação de dispositivos ligados à Internet e a sua enorme capacidade, até aos dados individuais e das interações entre indivíduos que são armazenados a cada segundo. Por todo o mundo, dentro e fora dos contextos tradicionais, estão a nascer múltiplas organizações académicas e empresariais, dedicadas ao estudo dos problemas associados à proliferação de dados e à procura de critérios éticos que possam balizar o seu progresso. Neste âmbito, há previsões europeias que antecipam a enorme procura de profissionais especializados em Ciência de Dados, sendo esta uma área interdisciplinar voltada para o estudo e a análise de dados, visando a extração de conhecimento para possíveis tomadas de decisão, em diversas áreas profissionais e do conhecimento.
Dispondo de vários cursos na área das ciências sociais, humanas e do comportamento, e também de recursos na área da computação, a Universidade Católica Portuguesa, em Braga, propicia o ambiente favorável para uma formação em Ciência de Dados Aplicada, com atividades de investigação e de ligação ao setor empresarial, que nesta cidade é particularmente ativo e criativo. Este curso nasceu dos docentes das áreas de Computação e Ciência de Dados, Matemática e Estatística da FFCS e funciona em em colaboração com a Escola de Biotecnologia, a Escola das Artes e a Porto Business School da UCP, que dispõe de docentes com elevado prestígio na área da informática e dos sistemas de informação.
Este ciclo de estudos em Ciência de Dados Aplicada pretende dotar os alunos das competências necessárias para analisar grandes quantidades de dados, resolvendo problemas nos mais diversos âmbitos, incluindo as ciências sociais, humanas e do comportamento. Neste sentido, os dois primeiros anos são dedicados à aquisição das indispensáveis competências ao nível da computação e da análise de dados. O terceiro ano pretende aplicar estas competências a domínios específicos através de unidades curriculares do interesse dos alunos.
Funções estas que podem ser exercidas em diversos sectores de atividade, tais como: Banca, Seguros, Telecomunicações, Farmacêuticas, Empresas de Comunicação, Administração Pública, Empresas Industriais, Desporto, entre outras.