Competências Digitais: Ciência de Dados

Descrição do Programa

No mundo de hoje, as competências digitais não são simples competências para programar,ou para lidar com as tecnologias. São competências para pensar e planear para um mundo digital, para analisar problemas e formular soluções que possam ser executadas automaticamente por uma máquina de processamento de informação.
Ao desafio de lidar com as tecnologias, soma-se agora a necessidade de compreender como funciona o mundo global, a economia do conhecimento, as redes, a propagação de ideias, o contágio, a influência, e as decisões que afectam as nossas vidas.
A Católica, no momento do lançamento de uma nova licenciatura em Ciência de Dados Aplicada, propõe um programa de formação avançada em Competências Digitais / Ciência de Dados dirigido aos profissionais que, do ensino às empresas e às autarquias, se debatem com a necessidade de actualizar a sua formação de uma forma prática e compatível com o exercício da sua actividade habitual.

Estrutura e Horário do Curso

O programa é constituído por módulos de 20 horas, que se desenvolvem em 10 sessões de 2 horas, cada uma constituída por uma proposta teórica e um desafio prático para ser desenvolvido durante a sessão, de uma forma acompanhada, e que podem ser escolhidos individualmente.
Inicialmente, as sessões serão completamente à distância e a componente prática será realizada na plataforma https://colab.research.google.com/ .
Os módulos realizam-se em dias diferentes da semana, no horário 17:00 - 19:00 horas, durante 10 semanas, para que o mesmo aluno possa frequentar os que desejar.
Este programa terá até três edições por ano, uma antes do Natal, outra entre o Natal e a Páscoa e uma terceira depois da Páscoa, dependendo do número de candidatos.

Objectivos gerais de aprendizagem

Adquirir um forte espírito de pensamento computacional, de entender as máquinas como produtos da mente humana.
Desenvolver competências técnicas adequadas ao estudo de situações que envolvam a pesquisa e análise de dados, a descoberta de informação ou a construção de conhecimento com base na utilização de computadores ou máquinas programáveis.

Módulos

Formato modular, módulos que podem ser seleccionados individualmente:

• Programar com Python (algoritmos, estruturas de dados);
  • Python avançado (NumPy, Requests, matplotlib);
  • Análise de dados com Python (Pandas e ficheiros csv);
  • Análise de redes sociais com Gephi;
  • Sistemas de recomendação e filtros colaborativos.

Secretaria

E-mail: servicosacademicos.braga@ucp.pt