Ensino à Distância (EaD) - Elearning



O que é o Ensino à Distância (EaD)?
 

O ensino a distância consiste na prestação de atividades de ensino e aprendizagem sem a necessidade de comparência presencial nas instalações da Faculdade, recorrendo, em alternativa, a tecnologias de informação e comunicação para a disponibilização de conteúdos e para a interação entre docentes e alunos. Formalmente, é regulamentado por um quadro legal que define os critérios de acreditação, assegurando a qualidade pedagógica e acadêmica dos cursos ofertados nessa modalidade. 

Esta metodologia de ensino está sustentada por um sólido quadro legislativo que garante tanto a qualidade dos diplomas como a flexibilidade do acesso à educação. Atualmente, o Decreto-Lei n.º 133/2019, de 3 de setembro, define o regime jurídico específico para essa modalidade, estabelecendo que os cursos a distância devem constar expressamente dos atos de acreditação ou serem formalmente requeridos. 

A modalidade do ensino a distância facilita a criação de redes globais de aprendizagem, permitindo parcerias entre instituições de diferentes países. Esta cooperação promove o intercâmbio científico, cultural e técnico, enriquecendo o currículo dos estudantes com perspetivas internacionais, contribuindo para a internacionalização do ensino superior em Portugal.
 

EDITAL DE CANDIDATURAS

 




Acesso ao Ingresso

O acesso ao ingresso no 1.º Ciclo em Ciência e Tecnologia de Dados (EaD) é assegurado via três processos concursais distintos

  • Concurso de Acesso Específico para cursos ministrados a distância (regido pelo legislado no Decreto-Lei n.º 133/2019 de 3 de setembro);
     
  • Concurso para Estudantes Internacionais (regido pelo Decreto-Lei n.º 36/2014 de 10 de março, na sua redação atual);
     
  • E pelo Concurso especial para estudantes aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência dos Maiores de 23 anos (regido pelo Decreto-Lei n.º 64/2006 de 21 de março, na sua redação atual).

 



 
Condições de Admissão dos Candidatos

Podem aceder ao 1.º Ciclo em Ciência e Tecnologia de Dados os estudantes que cumpram os seguintes critérios, aplicáveis a cada um dos concursos:
 

1. Concurso de Acesso Específico

  • Requisitos de Acesso: Ser titular de curso do ensino secundário português ou de habilitação legalmente reconhecida como equivalente (Reconhecimento DGE).
     
  • Requisitos de Ingresso: Realização de provas organizadas pela Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) ou realização dos Exames Nacionais Portugueses mediante apresentação de Ficha ENES com provas de ingresso (correspondentes aos Exames Nacionais Portugueses) de acordo com os elencos abaixo:

i. Os Exames Nacionais Portugueses aceites como provas de ingresso elegíveis para substituir as provas organizadas pela FFCS são os correspondentes aos seguintes elencos:

  • Matemática A (19) e Biologia e Geologia (02);
  • Matemática A (19) e Física e Química (07);
  • Matemática A (19) e Inglês (13)

ii. As provas organizadas pela FFCS contemplam a realização de uma entrevista técnica e uma prova escrita por cada prova de ingresso correspondente ao seguinte elenco:

  • Matemática A e Inglês  

     

2. Concurso de acesso de Estudantes Internacionais

  • Requisitos de Nacionalidade: É necessário que o candidato cumpra os requisitos de nacionalidade previstos no Estatuto de Estudante Internacional, conforme legislação em vigor.
     
  • Requisitos de acesso: Ser titular de uma qualificação que dê acesso ao ensino superior no país de origem (ensino secundário) OU Ser titular de um curso do ensino secundário português, ou de habilitação legalmente equivalente.
     
  • Requisitos de ingresso: Realização de provas organizadas pela Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS), que contemplam a realização de uma entrevista técnica e uma prova escrita por cada prova de ingresso correspondente ao seguinte elenco: Matemática A e Inglês;


Candidaturas
 

3. Concurso para Maiores de 23 anos

  • Conforme regulamento próprio, envolve a realização de uma entrevista, uma apreciação do currículo do/a candidato/a e a realização de provas escritas de Matemática e de Inglês


Notas: 
O idioma de lecionação é, integral e exclusivamente, o inglês.
O nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas é o mínimo exigível para o adequado acompanhamento da lecionação, que decorrerá integralmente em língua inglesa. Este é um requisito legalmente exigível. Este requisito é satisfeito pela realização de uma das seguintes possibilidades:

  • Realização de prova de língua inglesa organizada pela FFCS (entrevista técnica e exame escrito);
  • Realização do Exame Nacional Português de língua inglesa (Exame de Inglês [código IAVE 13]).

Dado que a lecionação decorrerá integralmente em formato remoto, com recurso a meios telemáticos, é imprescindível que o estudante possua computador, com

  • Capacidade de memória e processamento adequados para suportar os softwares necessários ao normal funcionamento das aulas;
  • Meios telemáticos (câmara e micro) adequados para uma eficaz utilização;
  • Ligação de banda larga estável (deverá permitir a adequada participação nas aulas).

 

Candidata-te AQUI