Licenciou-se em Engenharia Informática pela Universidade Nova de Lisboa (1992); doutorou-se summa cum laude em Computação Gráfica pela Universidade Técnica de Darmstadt , Alemanha (1997); e possui Agregação em Tecnologia e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho (UM), Portugal (2008). Em 2019, recebeu o título de professor honoris causa da UNIVEM , São Paulo, Brasil.
Ele é professor titular da Faculdade de Artes e Humanidades e reitor da Escola de Doutorado da Universidade de São José , Macau, China.
Iniciou a sua carreira universitária na Alemanha como assistente convidado na Universidade Técnica de Darmstadt (1992). Foi Professor Assistente na Universidade do Minho (2000-2009), onde foi mentor, cofundador e professor do Mestrado em Computação Gráfica e Ambientes Virtuais e do Mestrado em Tecnologia e Arte Digital (Diretor de 2007-2009). Foi Diretor Executivo do Centro de Computação Gráfica (CCG), um Instituto de Interface para Investigação Aplicada (1997-2005) em estreita colaboração com a Universidade do Minho. Nesta posição, coordenou mais de 30 projetos de Investigação e Desenvolvimento, totalizando mais de 6 milhões de euros. Alguns dos resultados do projeto foram pioneiros em Portugal. Representaram um passo em frente na transferência de tecnologia de computação gráfica e realidade virtual (por exemplo, Oceanário Virtual para a Expo Mundial de 1998). Em nome do CCG, ele recebeu o Prêmio Europeu IST 2000: Grande Prêmio pelo projeto TeleInViVo e o LAVAL Virtual 2002 – "Ciência e educação" e "GRAND PRIX DU JURY 2002", da Academia Laval, Mayenne França, pelo projeto europeu ARCHEOGUIDE.
Foi Professor Catedrático na Universidade Aberta , onde foi diretor do Departamento (equivalente a faculdade) de Ciências e Tecnologia (2010-2012) e presidente do Conselho Científico da Universidade (2015-2019) e fundador e primeiro diretor do Polo Universitário do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (2014-2020). Concebeu vários programas de licenciatura, mestrado e doutoramento, concebidos para funcionar em modo de ensino a distância aberto; como tal, eram programas inovadores, com particular destaque para o Programa Doutoral em Media Artes Digitais , um projeto conjunto com a Universidade do Algarve. Orientou com sucesso quatro pós-doutoramentos, nove doutoramentos e duas dezenas de mestrados.
Ele é presidente da Artech-International, uma associação de artes computacionais, digitais e de mídia com atividades em todo o mundo. É membro da ACM, IEEE e SIGGRAPH, além de consultor científico regular de diversos conselhos internacionais na Europa, América Latina e Rússia.
O Professor Adérito Fernandes-Marcos é membro do conselho editorial de diversas revistas científicas em áreas como computação gráfica, artes e design. Foi editor-chefe do International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics (ISSN: 1947-3117) de 2010 a 2023.