Press News & Events

Fórum Turismo quer formação e melhoria de média salarial

Friday, November 12, 2021 - 00:00
Publication
Correio do Minho

Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais recebeu ontem road show da associação Fórum Turismo. Proactividade e liderança foram apresentados como incentivos para melhores carreiras no sector.

O Turismo paga 25% abaixo da remuneração média em Portugal e a crise pandémica fez desaparecer 85 mil postos de trabalho no sector, relativamente a 2019. Apesar da recuperação já iniciada, a associação Fórum Turismo admite que as baixas remunerações vão manter-se por mais alguns anos.

Ontem, na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, Ivan Ferreira, responsável pelas relações institucionais daquela associação sem fins lucrativos, defendeu que só “níveis de formação cada vez mais exigentes” permitirão melhorar as condições de trabalho no sector. As baixas remunerações constituem “um problema que possivelmente vai continuar no curto prazo, mas só os jovens o podem resolver quando forem os líderes do sector”, advogou Ivan Ferreira. “Há estudantes a desistir dos seus cursos. O nosso discurso tem de ser positivo. Prevemos que o sector recupere, não podemos deixar que a formação decresça”, acrescentou o responsável da Fórum Turismo , no final da sessão Da proactividade à liderança , que juntou não só estudantes e docentes de Turismo, mas também de outros cursos da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais.

“Abrir portas e mentalidades para que os estudantes de Turismo não se limitem às ofertas de emprego a que qualquer um de nós pode aceder”, foi um dos propósitos do evento de ontem, realizado no âmbito do road show que a Fórum Turismo está a realizar junto de escolas, institutos politécnicos e universidades com formações nesta área.

A Fórum Turismo aproveitou a passagem pelo Centro Regional da Católica para promover o próximo o Encontro Nacional de Estudantes de Turismo, agendado para Abril, bem como a próxima edição da Bolsa da Empregabilidade, a maior feira de emprego do turismo, em Março.