Nos próximos dias 28 e 29 de outubro debater-se-á em Lagos e em Lisboa, a "Razão, Natureza e Causalidade"

Monday, October 24, 2022 - 16:34
Texto de Apresentação do Evento

Para celebrar o contributo que a cidade de Lagos deu às Descobertas e à Idade Moderna, rasgando inesperados futuros à Humanidade ao participar de uma nova compreensão da Natureza e de uma nova conceção de Ciência, diversos investogadores do CEFH e UCP, propõe a organização de um Colóquio Internacional com o título: RAZÃO, NATUREZA E CAUSALIDADE: DO EXPERIENCIALISMO PORTUGUÊS À GÉNESE DA MODERNIDADE.

Este evento pretende reunir na «Cidade dos Descobrimentos» um importante grupo de especialistas para uma reflexão interdisciplinar sobre os autores portugueses mais relevantes para a consolidação do espírito do Renascimento e da Filosofia Moderna, com as suas inovações nos campos da Epistemologia, da Navegação, da Cartografia e da Construção Naval.

A cosmologia aristotélico-ptolemaica, centrada no saber livresco medieval, é progressivamente substituída pela cosmologia heliocêntrica e pelo conhecimento empírico e matemático. O conhecimento dogmático é confrontado com o novo conhecimento científico, proporcionando a consolidação da uma explicação física causal da realidade.

A história da cidade marítima do Infante D. Henrique de Avis, com castelo virado para o hemisfério sul, contribuiu para o engrandecimento da cultura portuguesa, para a constituição da sua identidade e para uma nova racionalidade fundada na experiência, na observação da natureza e na quantificação matemática, que se traduziria numa mais rigorosa representação cartográfica do mundo e num desenvolvimento significativo da botânica, da zoologia, da mineralogia, da geografia e da astronomia.

A partir de Lagos, a cultura dos Descobrimentos oferece ao mundo renovados horizontes.

 

Astronomia náutica, construção naval e cartografia
Causalidade na segunda escolástica
Cultura filosófica e científica
Direito e guerra justa
Expansão marítima e revolução do conhecimento
Experiencialismo como empirismo sensorial
Experiencialismo como racionalismo crítico
Experiencialismo na sabedoria do mar
Humanismo e antropologia
Razão, natureza e causalidade

Mais informações, na página do evento.