“Braga tem estado comprometida com o desenvolvimento sustentável”

Terça-feira, Novembro 28, 2023 - 13:53
Correio do Minho

Perante 250 alunos de vários polos internacionais da Universidade Católica, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio garantiu que o desenvolvimento sustentável tem sido uma das temáticas mais abordadas na Cidade dos Arcebispos.

“Braga tem estado comprometida com o desenvolvimento sustentável”_AntenaMinho

A Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica de Braga acolheu, ontem, cerca de 250 jovens estudantes, numa iniciativa internacional denonimada ‘Cycle of Conferences on the Sustainable Development Goals: Global Challenges, Local Actions and Aprroaches to the SGS’s’.

A iniciativa arrancou pelas 15 horas com uma sessão de boas-vindas aos alunos dos várias instituições nacionais e internacionais da Universidade Católica presentes em Braga, que contou com a participação de Isabel Vasconcelos (vice-reitora), João Duque (pró-reitor) e Ricardo Rio (presidente da Câmara Municipal de Braga). Esta sessão ainda teve a moderação de Carla Pinto Cardoso, também da Universidade Católica Portuguesa.

Ricardo Rio apontou ainda que os objectivos de desenvolvimento sustentável são uma ferramenta importante para a gestão do território.
“Este é um tema com o qual Braga tem estado muito comprometida, porque julgamos que os objectivos de desenvolvimento sustentável são uma ferramenta muito importante para a gestão do território. São uma maneira de olhar, de forma integrada, para dimensões diferentes e igualmente importantes, desde o desenvolvimento económico, a dimensão social e a dimensão ambiental”, frisou o edil.

O presidente da Câmara Municipal de Braga notou ainda que as faixas etárias mais jovens são mais receptivas a debater as questões do desenvolvimento sustentável, mas que as soluções para estes problemas só surgirão da cooperação entre todas as franjas da sociedade.

“Entendemos também que não podemos resolver um problema de cada vez, mas sim todos ao mesmo tempo. Isso obriga-nos a termos consciente quais são as metas que temos de atingir nessas áreas e também nos obriga a sermos capazes de mobilizar todas as faixas etárias da sociedade. As novas gerações, por norma, conseguem ter uma maior receptividade para esta questões do desenvolvimento sustentável”, notou Ricardo Rio.

Terminada esta sessão, os jovens estudantes ainda tiveram a oportunidade de realizar uma visita ao centro histórico de Braga, sendo que os alunos se despediram da Cidade dos Arcebispos já ao final do dia.