Metodologia e Avaliação

Metodologia
  • Exposição sistemática dos conteúdos, com recurso a PowerPoints, com vista a apresentar e a discernir com detalhe os múltiplos conceitos, teorias científicas, filosóficas e teológicas envolvidas, e respectivos autores, bem como a melhor entender a complexidade e subtileza inerentes às relações entre os três domínios;
     
  • Discussão e análise filosófico-crítica de pequenos textos, para aprofundar o conhecimento das hipóteses e enquadramentos das questões e problemas estudados, fomentando, assim, a participação activa e o espírito crítico dos formandos;
     
  • Visionamento, discussão e análise de vídeos, complementando, assim, as outras metodologias, para a contextualização dos problemas, conceitos, modelos, métodos e teorias, sedimentando a compreensão dos formandos acerca das várias problemáticas sobre o Cosmos e o Ser Humano;
     
  • Realização de um trabalho final de reflexão crítica, tendo por objectivo consolidar as competências adquiridas.
     
Regime de avaliação

Os formandos serão avaliados de forma qualitativa e quantitativa, na escala de 1 a 10 valores, nos termos da Carta Circular CCPFC-3/2007 de Setembro de 2007, tendo por base os seguintes parâmetros e respectivos valores percentuais:

  • Assiduidade, interesse e participação nos encontros em sala de aula – 40% 
  • Relatório/reflexão crítica do Formando, contendo entre 15.000 e 25.000 caracteres, sobre um dos temas abordados e proposto pelo formando, a entregar até uma data acordada entre formador e formandos – 60% 

Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas de formação. Encontros semanais.
 

Modelo de avaliação

Em conformidade com os documentos aprovados em sede de Comissão Pedagógica, a saber:

  • Relatório/reflexão crítica do Formando;
  • Relatório do Formador;
  • Inquérito para avaliação da acção e do formador.

Contacts

Secretariat

E-mail: servicosacademicos.braga@ucp.pt

Tel: (+351) 253 20 61 00