Paulo Dias, é Professor Associado na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa (UCP). Psicólogo, Mestre em Ciências da Educação, especialidade de Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, e Doutorado em Psicologia da Saúde. Especialista em Psicologia da Educação e em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
É investigador do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH) na UCP (Braga), coordenando o tópico CEFH "Cognição, intersubjectividade e desenvolvimento humano".
Desde 2009 que está envolvido em diversos projectos nacionais e europeus na área da Educação:
-Restart for Education in a Digital Era through Project-based E-learning, 2021-23;
-CApS – Catholic University and Service Learning: Innovation and Social Responsibility, 2020-22;
-ProfeSsional development for an effective PBL approach: a practical experience through ICT-enables lEarning solutions, 2012-14;
-plaGiarism or crEativity: teachiNg Innovation versUs Stealing, 2011-13;
-Factores que promovem o sucesso escolar, 2006-08) e das Dependências (European implementation of CAPPYC (Cannabis Abuse Prevention Program for Young Consumers), 2014-16;
-Prevenir o consumo de álcool em adolescentes escolarizados, 2012-15;
-European Network on Exchange Early Detection Drug-comsumption; 2008-10.
Durante este período, tem publicado em revistas nacionais e internacionais com revisão por pares.