A primeira “viagem imersiva para agentes turísticos” realiza-se no dia 31 de janeiro, e percorrerá algumas empresas da cidade
O projeto “Braga Business Fam Trips” é a mais recente iniciativa da Associação Empresarial de Braga (AEB), em colaboração com o Município de Braga e a Universidade Católica de Braga. Trata-se da dinamização de viagens imersivas para agentes turísticos, permitindo que mergulhem na cultura local de Braga e enriqueçam o seu conhecimento sobre a história e a tradição comercial da cidade, fortalecendo simultaneamente o tecido empresarial local. Os grandes objetivos das “Braga Business Fam Trips” passam, assim, por aumentar o conhecimento sobre o que a cidade tem para oferecer, fomentar o sentimento de orgulho pela cidade a “mostrar” ao visitante e, ainda, promover o intercâmbio de experiências e trabalho em rede através de parcerias.
O diretor-geral da AEB, Rui Marques, explica que com as “Braga Business Fam Trips”, os participantes terão a oportunidade de conhecer melhor a cidade e descobrir todas as oportunidades que ela tem para oferecer. «Uma das caraterísticas distintivas da nossa região é o empreendedorismo e dinamismo dos nossos empresários e isto faz com que em Braga tenhamos um conjunto de ativos turísticos que vão muito para além daquilo que são o habitual, nomeadamente os monumentos, as praças, as igrejas. Braga tem um conjunto muito relevante de lojas, estabelecimentos e indústrias com uma história de grande valor para a cidade e para a região, que podem e devem ser exploradas do ponto de vista turístico», argumentou. É neste contexto, que a AEB vai promover viagens exclusivas a operadores turísticos, para que estes possam ter, assim, um conhecimento aprofundado dos vários estabelecimentos que poderão incluir e enriquecer os seus programas de visitação a Braga. Na opinião de Rui Marques, é fundamental aproximar e incorporar as unidades de negócio do setor do turismo, não apenas para incrementar o valor da oferta aos turistas, mas também potenciar o desenvolvimento da região.
«O setor do turismo é uma atividade económica e, portanto, temos de reter o máximo de valor económico possível sempre que alguém nos visita. Podermos encaminhar os turistas a fazerem percursos mistos, que envolvem os ativos turísticos da cidade, mas também unidades de negócio. No fundo, o objetivo é aumentar esta capacidade de reter valor com a atividade turística e com isto gerar mais rendimentos, mais emprego e mais progresso», salientou. Para iniciar este novo projeto, a AEB perspetiva a realização de três “Braga Business Fam Trips”. A primeira, a realizar no próximo dia 31 de janeiro das 14h00 às 17h00, recai sobre o Comércio com História, percorrendo as empresas Mercado São João, Pereira das Violas, Paramentaria Vasconcelos e A Negrita.