Mário Júlio Pereira Bessa da Costa

Professor Convidado

Bio

Dinamicista, doutorado no IMPA como bolseiro FCT, sob a orientação de Marcelo Viana, previamente estudou na FCUP e posteriormente esteve seis anos num pós-doc, também na FCUP, e também financiado pela FCT. É agregado em Matemática e Aplicações desde 2019 pela UBI e membro do CMUP, centro sediado na FCUP, com classificação de Excelente. A sua investigação centra-se no estudo dos Sistemas Dinâmicos que é uma área multidisciplinar da Matemática. Esta área pretende estudar modelos matemáticos e prever a sua evolução no tempo, sendo célebre o chamado "efeito borboleta" (o bater de asas de uma pequena borboleta pode eventualmente provocar um furacão no outro lado do mundo!).

Tem mais de sessenta artigos publicados em revistas internacionais, mais de uma centena de matemáticos leram e acharam interessantes os seus resultados ao ponto de os citarem. Integrou o painel de seis avaliadores FCT na área da Matemática, no concurso de atribuição de bolsas de doutoramento 2022. Entre 2013 e 2016 foi coordenador local no projeto Europeu Marie Curie Actions (BREUDS), com 707 700 € de financiamento. Foi membro de três PTDCs e atualmente é membro do PTDC intitulado Means and Extremes in Dynamical Systems. Foi membro da direção nacional da SPM no biénio 2020-2022. Tem experiência de mais de duas décadas no ensino universitário em cinco instituições nacionais, onde ensinou cerca de trinta unidades curriculares do 1º, 2º e 3º ciclos, passando por cursos de engenharias, arquitetura, ensino básico, educação de infância, ciências naturais e exatas e humanidades, até às áreas de marketing e gestão.

Orientou/coorientou três alunos de doutoramento, tendo um deles vencido o Prémio Engenheiro António de Almeida, relativo à melhor Tese da Universidade do Porto, nas áreas de Matemática, Estatística e Informáticas, nos anos 2012-2014. Apesar de ter vencido o Prémio de Mérito Científico UBI/Santander em 2013, o prémio que mais gosto lhe deu receber foi o de Professor do ano na ESTGOH, para as áreas das tecnologias, em 2010.