Licenciatura em Ciências da Comunicação A Licenciatura em Ciências da Comunicação proporciona ao estudante a aquisição de conhecimentos e competências fundamentais para a realização de atividades profissionais e/ou a prossecução de estudos de Mestrado nas áreas de comunicação social, comunicação organizacional e comunicação empresarial. Criada em 2005, oferece uma formação inicial integrada e de “banda larga” nas áreas mais específicas de jornalismo impresso, televisivo e radiofónico, publicidade e marketing, comunicação multimédia e comunicação empresarial. São também objetivos do curso proporcionar aos estudantes uma adequada formação humanística e cultural, indispensável ao desempenho de funções comunicacionais; formar técnicos especializados na compreensão e uso dos mecanismos de comunicação na atual economia de mercado globalizada; formar gestores e estrategas na área comunicacional, com competências criativas, analíticas e críticas. Saídas Profissionais Jornalismo; Comunicação Empresarial; Comunicação Institucional; Publicidade e Marketing; Comunicação Multimédia; Animação; Programação de Atividades Culturais. Prova de ingresso Inglês ou Português ou História Plano curricular e Horário 1º Ano 2º Ano 3º Ano 1º semestre Teorias da Comunicação 5 ects / 3h/s História da Comunicação e dos Média 5 ects / 3h/s Técnicas de Expressão do Português 5 ects / 5h/s Língua Portuguesa 5 ects / 3h/s Língua Estrangeira I (Inglês) 5 ects / 5h/s Língua Estrangeira III (Francês) 5 ects / 5h/s Práticas de Comunicação --- 2º semestre Sociologia da Comunicação 5 ects / 3h/s Comunicação e Argumentação 5 ects / 3h/s Tecnologias de Informação e Comunicação 5 ects / 3h/s Teorias e Práticas de Jornalismo 5 ects / 3h/s Língua Estrangeira II (Inglês) 5 ects / 3h/s Língua Estrangeira IV (Francês) 5 ects / 5h/s Práticas de Comunicação --- 3º semestre Psicologia Social 5 ects / 3h Comunicação, Cognição e Média 5 ects / 3h Atelier de Jornalismo Impresso 5 ects / 5h Atelier de Jornalismo Radiofónico 5 ects / 5h Cristianismo e Cultura 5 ects / 3h Opção 5 ects / 3h Práticas de Comunicação --- 4º semestre Semiótica e Análise da Imagem 5 ects / 3h Teoria e Análise do Discurso 5 ects / 3h Cultura Portuguesa 5 ects / 3h Estatística 5 ects / 5h Atelier de Multimédia I 5 ects / 5h Opção 5 ects / 3h Práticas de Comunicação --- 5º semestre Comunicação Empresarial 5 ects / 3h Teorias e Práticas da Publicidade 5 ects / 3h Economia e Gestão 5 ects / 3h Atelier de Multimédia II 5 ects / 5h Ética e Direito da Comunicação 5 ects / 3h Opção 5 ects / 3h 6º semestre Marketing e Relações Públicas 5 ects / 3h Atelier de Jornalismo Televisivo 5 ects / 5h Movimentos Pensamento Contemporâneo 5 ects / 3h Opção 5 ects / 3h Estágio/Projeto 10 ects UCs Opcionais: Arte e Comunicação Assessoria e Comunicação Atelier de Indústrias Criativas Atelier de Publicidade e Marketing Comunicação Organizacional Comunicação Política Estudos de Mercado Fotojornalismo Jornalismo de Investigação