Homenagem ao Professor Doutor Júlio Fragata na Biblioteca

Segunda-feira, Novembro 27, 2023 - 10:09

No âmbito do ciclo de conferências "Conhecer Braga, através das suas instituições, dos ilustres bracarenses e do seu património", a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva promove, no dia 26 de outubro, pelas 18h00, uma conferência em homenagem ao Professor Doutor Padre Júlio Fragata.

Com entrada livre, aquela sessão contará com intervenções do Professor Doutor José Gama - Da Verdade à Sabedoria; Professora Doutora Maria da Conceição Azevedo - A morte no pensamento do Padre Júlio Fragata; e Doutora Maria Teresa da Fonseca Fragata - Júlio Fragata - uma lição de Ciência e de Vida.

Júlio Moreira Fragata (1920 - 1985) ingressou em 1937 na Companhia de Jesus e licenciou-se na Faculdade de Filosofia de Braga, tendo depois lecionado grego e matemática no Curso de Humanidades na Escola Costa Guimarães, de 1945 a 1947. Cursou teologia na Universidade de Innsbruck (1951) e, em 1954, obteve o doutoramento na Universidade Gregoriana de Roma.

Desde essa data até à morte, a sua atividade cultural desenvolveu-se como professor de História de Filosofia Moderna e Contemporânea na Faculdade de Filosofia de Braga da UCP. Durante alguns anos, depois de 1965, foi Regente da Cadeira de História da Filosofia Moderna na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.