No dia 23 de novembro decorreu, na Aula Magna da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica Portuguesa (UCP)- Braga, a Sessão Solene de Bênção e Entrega de Diplomas aos licenciados e mestres do ano letivo 2023-2024.
A sessão, presidida pelo Cónego Luís Miguel Rodrigues, em representação do Arcebispo Primaz de Braga, Dom José Cordeiro; pela Vice-Reitora da UCP, Isabel Vasconcelos; pelo Pró-Reitor da UCP Braga, Paulo Dias; e pelo Diretor da FFCS, Bruno Nobre, contou com a presença de mais de uma centena de estudantes diplomados, acompanhados pelas suas famílias.
O Pró-Reitor abriu a sessão dando as boas-vindas aos estudantes e às famílias e realçou a importância da cerimónia, que não só celebra “a conclusão de uma etapa importante na vida académica dos nossos estudantes, mas a materialização dos valores e dos princípios que definem a identidade da Universidade Católica Portuguesa”. Paulo Dias, termina o seu discurso de abertura desejando que o sonho dos recéns graduados “comece, mesmo, aqui”.
Em representação dos alunos diplomados, Domingos Perloiro, recém-licenciado em Filosofia, partilhou o seu percurso académico e falou da maneira como encontrou na UCP e na Companhia de Jesus a resposta para as suas questões.
A Vice-Reitora da UCP, Isabel Vasconcelos, na sua intervenção, destacou vários projetos premiados do Campus de Braga e reforçou a ideia de que “a formação universitária é muito mais do que a transmissão de conhecimento técnico. É um processo transformador que instiga a curiosidades e amplia horizontes”.
A encerrar a sessão o Cónego Luís Miguel Rodrigues leu a mensagem que Dom José Cordeiro deixou aos diplomados da UCP Braga, onde relembrou que o “diploma de curso é um símbolo de um percurso, de um esforço e de um crescimento enquanto seres humanos”. Termina ao deixar o próximo passo a dar para os estudantes “aliar os conhecimentos teóricos ao saber prático que se adquire no dia-a-dia”.