Associação Empresarial de Braga quer potenciar o turismo industrial

Quinta-feira, Março 7, 2024 - 18:08
Correio do Minho

AEB levou ontem operadores turísticos a três empresas com o objectivo de incrementar o turismo industrial na região. A associação empresarial entende que há muito potencial de visitação a explorar nesta área.

Associação Empresarial de Braga quer potenciar o turismo industrial

A Associação Empresarial de Braga (AEB) está apostada em valorizar o turismo industrial na cidade e nos concelhos envolventes, reconhecendo os seus responsáveis que o potencial turístico de projectos empresariais de referência ainda não está a ser aproveitado como devia.

Com o objectivo de criar condições que orientem os turistas para circuitos de visita que incluam estabelecimentos comerciais e industriais, a AEB desenvolveu, em colaboração com a licenciatura de Turismo do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, o projecto ‘Braga Business Fam Trips’, que ontem juntou operadores e estudantes numa visita às empresas ‘Serafim da Silva Jerónimo(sinos), ‘Letra’ (cerveja artesanal) e ‘Nortempresa’ (perfumes).

“Acreditamos muito no potencial turístico que existe nestas empresas industriais que fabricam produtos que têm a ver com o nosso território”, declarou o director-geral da AEB, Rui Marques, aos participantes nesta segunda sessão de ‘Braga Business Fam Trips’.

Este responsável releva que o turismo industrial “está em franco crescimento”, mas que, na região, apesar dos “projectos empresariais de enorme potencial” para a visitação, esta dimensão ainda é pouco explorada.

“Com este projecto, queremos reter o maior valor económico possível para a região”, sublinhou o director-geral da AEB, assumindo que as fábricas de sinos, de cerveja artesanal e de perfumes que ontem abriram as suas portas “criam produtos únicos e de marca propriedade enorme valia para o território e com um potencial enorme de visitação”.

Com a ‘fam trip’ ‘A Indústria e o Turismo’, que se seguiu a uma outra direccionada para as lojas comerciais com história, a AEB pretendeu “aproximar as empresas industriais dos operadores turísticos, para que se estabeleçam parcerias” que resultem no reforço da oferta turística.

Rui Marques entende que cidades pequenas à escala europeia como é Braga necessitam de ter recursos, para além dos monumentos e outros equipamentos públicos, que “retenham mais os visitantes”.

Entendem os dirigentes da AEB que “o turismo é uma área de negócios e, por conseguinte, é crucial maximizar o seu valor económico quando recebemos visitantes. O intuito é ampliar a capacidade de reter valor através do turismo”.