Mestrado em Psicologia do Trabalho e das Organizações

Descrição do Programa

O que oferece este curso?

De acordo com os princípios do Processo de Bolonha, do Diploma Europeu de Psicologia (Europsy), assim como do European Network of Organisational and Work Psychologists (ENOP), e as orientações para a especialidade em Psicologia do Trabalho e das Organizações da Ordem dos Psicólogos Portugueses, o segundo ciclo em Psicologia do Trabalho e das Organizações pretende proporcionar aos estudantes formação científica nesta área específica da Psicologia; contribuir para a qualificação de profissionais e de investigadores competentes; capacitar para a inserção no mercado de trabalho e dotar os estudantes de competências teóricas e práticas que lhes permitam estudar, diagnosticar e intervir em contexto organizacional.

Qual a empregabilidade?

No mestrado em PTO, os dados recolhidos junto de diplomados em 2016/17 e 2018/19 revelaram que nenhum estava desempregado a 1 de março de 2020. 100% dos diplomados PTO possui contrato de trabalho ou em prestação de serviços regular para a mesma entidade. A maior parte dos diplomados PTO (42,9%) está empregado em empresas de grande dimensão (mais de 250 trabalhadores) e a totalidade está empregue em Braga (100%). Os setores que empregaram os diplomados em PTO foram: setor do comércio/distribuição (14,3%), educação (14,3%), construção e obras públicas (14,3%) e outras atividades e serviços (42,9%). O setor outras atividade e serviços aparece como setor mais expressivo dos diplomados PTO.

Estrutura do ciclo de estudos:

O 1º ano implica a frequência de cinco unidades curriculares (UC) em cada um dos semestres (e.g., Metodologias Avançadas de Investigação, Diagnóstico e Intervenção Organizacional, Planeamento Integrado de Recursos Humanos, Riscos Psicossociais, Comportamento Organizacional). Das dez UC que o estudante frequenta durante o 1º ano letivo, duas são escolhidas de entre um leque de UC opcionais (e.g., Promoção da Saúde, Avaliação Psicológica no Contexto da Psicologia do Trabalho e das Organizações, Liderança e Trabalho de Equipa, Aconselhamento e Gestão de Carreira).

O 2º ano integra duas unidades curriculares: Estágio e Dissertação.

O estágio curricular decorre em instituições protocoladas com a FFCS, embora os candidatos a estágio possam submeter à comissão coordenadora as suas autopropostas. A experiência de estágio tem orientação de um(a) Psicólogo(a) no local de estágio (orientador(a) de estágio) e supervisão por um(a) docente da UCP (supervisor de estágio), sendo estas supervisões realizadas semanalmente.

Algumas das nossas instituições parceiras de estágio são: Santa Casa da Misericórdia de Braga, Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca, SONAE, O Ferrolho, Rodel, S.A., Continental Mabor, Continental ITA, Câmara de Vila Nova de Famalicão, Escola de Formação Jerónimo Martins.

Na UC Dissertação os estudantes desenvolvem o seu projeto de investigação integrados nas linhas de investigação dos docentes, de acordo com o plano estratégico do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (centro de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia). O docente supervisor da dissertação presta ao estudante uma supervisão com periodicidade semanal.

Os nossos docentes primam por um forte investimento na supervisão/acompanhamento dos seus estudantes de estágio e de dissertação. Os estudantes trabalhadores-estudantes contam com regras específicas ao seu estatuto.

Saídas profissionais

Este mestrado prepara os estudantes para o diagnóstico e intervenção nos mais variados contextos organizacionais, na área da Psicologia do Trabalho e das Organizações. Inclui a possibilidade de atuar em áreas que envolvem a identificação de riscos psicossociais e promoção da saúde e bem-estar no trabalho, o recrutamento e seleção, a integração e acolhimento, a formação e desenvolvimento de Recursos Humanos, bem como o aconselhamento e gestão de carreira. Este mestrado cumpre as exigências que permitem o acesso à inscrição na Ordem dos Psicólogos Portugueses.