Mestrado em Comunicação Digital

Contactos

Secretaria

E-mail: secretaria.ffcs@ucp.pt

Tel: (+351) 253 20 61 00 

Descrição do Programa


A internet e o ambiente digital introduziram mutações na comunicação pessoal, grupal, organizacional e de massas.

Mais recentemente, a chamada Web 2.0 e com ela os media sociais e outros novos meios de comunicação tecnológica criaram um novo paradigma de comunicação, inexoravelmente bidirecional e marcado pela participação e interação. Cada vez mais indivíduos e organizações pensam, criam, representam e comunicam a realidade através de conteúdos digitais inovadores.

Consequentemente, o mercado necessita de profissionais com capacidades comunicacionais para responder com eficiência a um mundo online e em constante mudança, a novas formas de produção e gestão de informação, novos modos de agir e interagir, novos modelos organizacionais e de negócios, novas formas de entretenimento, novos modelos artísticos.

O que oferece este curso?

O Mestrado em Comunicação Digital da Faculdade de Filosofia e Cências Socias vem responder à necessidade de formação de investigadores e profissionais dotados das competências teóricas, técnicas e práticas para analisar, construir e gerir este novo paradigma comunicacional e esta nova sociedade digital.

Oferece uma formação abrangente, multidisciplinar e integrada, que conjuga uma sólida base teórica com a aplicação do saber no desenvolvimento de projetos profissionais e de investigação em contextos específicos e diversos de comunicação digital e nos domínios mediático, organizacional, educacional, lúdico e artístico.

O Mestrado dirige-se a todos os que desenvolvem ou pretendem vir a desenvolver estratégias de comunicação digital inovadoras em empresas, instituições, órgãos de comunicação social e nos diversos contextos e desafios de empreendedorismo.

Objetivos:
  • Refletir sobre as implicações da Internet e da Web 2.0 no contexto das novas práticas e dos novos desafios de comunicação na sociedade digital dos nossos dias;
     
  • Analisar o novo paradigma de comunicação digital a partir de uma perspetiva multidisciplinar (ciências da comunicação, da linguagem, da cognição, da cultura, empresariais, design e artes visuais);
     
  • Compreender criticamente as questões, metodologias e estratégias dos atuais media digitais e sociais;
     
  • Desenvolver as capacidades de criação, planificação, gestão, distribuição e avaliação da comunicação digital nas esferas privada e pública e em diversos domínios como os media tradicionais e novos, as empresas, as organizações, a educação, o entretenimento e as artes;
     
  • Utilizar as diferentes tecnologias digitais 2.0 e explorar as suas possibilidades comunicacionais em contextos empresariais, de negócios, organizacionais, de publicidade e marketing, jornalísticos, como o jornalismo digital, de indústrias criativas, educacionais, lúdicos, como jogos digitais e outros entretenimentos, artísticos;
     
  • Desenvolver um projeto estratégico de comunicação digital, com a possibilidade de o implementar numa empresa, start-up, agência de produção de audiovisual, agência publicitária, órgão de comunicação social, estúdio de design, etc.

Contactos

Secretaria

E-mail: secretaria.ffcs@ucp.pt

Tel: (+351) 253 20 61 00 

Testemunho

Maria Inês Neto

Jornalista na Revista RUA e Editora na U-FIT (Braga)
"Foi uma etapa importante para alicerçar o sucesso a minha carreira profissional, enquanto Jornalista e Editora de dois projetos de âmbito nacional. Além do prestígio, guardo boas memórias e as melhores aprendizagens."

Eventos Relacionados

12
Maio
18:00