São muitos os desafios que caraterizam a sociedade atual, resultantes de mudanças demográficas, políticas, sociais e tecnológicas. Tais desafios implicam uma constante transformação na forma de os estudar e compreender e na forma como orientamos as intervenções e os projetos de ajuda.
A Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) apresenta um curso de mestrado com especialização na área da Psicologia da Educação que se encontra em funcionamento desde 2008, com indicadores de sucesso académico e de empregabilidade acima da média.
O Mestrado em Psicologia da Educação rege-se pelos princípios orientadores do Processo de Bolonha e do Diploma Europeu de Psicologia (Europsy) exigindo como condições de acesso a licenciatura em Psicologia ou Ciências Psicológicas, e apresentando uma estrutura curricular muito completa e atual. Este curso tem vindo a atualizar o seu plano de estudos, no sentido de permitir aos estudantes uma formação de excelência em áreas fundamentais e emergentes do contexto educativo, nomeadamente ao nível da Intervenção em Educação Inclusiva, da Psicogerontologia, da Intervenção em Problemas Emergentes, da Promoção da Saúde, do Counseling Familiar e Parentalidade, do Desenvolvimento da Carreira.
O que oferece este curso?
O Mestrado em Psicologia da Educação prepara os estudantes para um modelo organizacional do futuro (Bersin, Deloitte Consulting LLP, 2018), isto é, integrado em projetos, exercendo funções de especialista e colaborando em equipas de trabalho.
Trata-se de uma formação que apresenta como principais objetivos desenvolver competências relacionadas com os processos de aprendizagem e o desenvolvimento integral da pessoa (linguístico, cognitivo, social e emocional), ao longo da vida. Desta forma, prepara o futuro Psicólogo para intervir ao nível do indivíduo, da família, da instituição e da comunidade envolvente, em contextos de aprendizagem e desenvolvimento ao longo de todo o ciclo de vida. A intervenção do Psicólogo da Educação é essencialmente de cariz preventivo, através de diferentes modalidades de intervenção direta e indireta: consulta individual, consultadoria e/ou formação.
Para além da excelência ao nível da formação científica que permite o desenvolvimento de competências específicas, o curso oferece, igualmente, competências transversais que são cruciais na formação dos estudantes, nomeadamente o pensamento crítico, a resolução de problemas, a capacidade de trabalhar em equipa, a inteligência emocional. Tal formação completa é possível graças à qualificação do corpo docente e às estratégias ativas e autorregulatórias do processo de ensino/aprendizagem, sempre ocorrendo no seio de uma relação pedagógica muito próxima e apoiante. Consequentemente o Psicólogo Educacional formado na FFCS da UCP Braga ingressará no mercado de trabalho com uma elevada flexibilidade e capacidade de adaptação.
Como principais locais de trabalho, os Psicólogos Educacionais podem exercer funções em contextos como Câmaras Municipais, Centros de Emprego, Centros de Ocupação de Tempos Livres, CQEP, Creches, Jardins de Infância, Escolas do Ensino Básico e Secundário, Escolas Profissionais, Universidades, Lares de Idosos, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, Centros de Acolhimento Temporário, Clínicas com valência de Consulta Psicológica na área da Educação.
Qual é a taxa de Empregabilidade?
Conforme Dados e Estatísticos de Cursos Superiores (Infocursos) da FFCS, a Psicologia encontra-se com elevados níveis de empregabilidade (98.5% - média de junho e dezembro de 2018). No que concerne aos dados do Observatório de Empregabilidade da Ordem Portuguesa dos Psicólogos de 2014 e 2017, a área da Psicologia da Educação é a segunda área da Psicologia com maior empregabilidade.