Íris Martins Oliveira é Doutorada em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho, com especialidade em Psicologia da Educação atribuída pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Durante o seu percurso doutoral financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, realizou estágio na Northeast Ohio Medical University dedicado à investigação e promoção do desenvolvimento de carreira.
O seu percurso profissional tem sido dedicado à docência no ensino superior, investigação e intervenção psicológica educacional. Desde 2019, é Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa e investigadora do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos.
Os seus interesses de investigação incluem a socialização das crianças para o trabalho, a articulação entre processos de carreira, académicos e laborais, assim como a avaliação psicológica educacional. Conta com publicações e comunicações nestes temas, servindo também como revisora em revistas científicas internacionais.
Em extensão à comunidade, mantém atividades enquanto psicóloga, colabora em iniciativas decorrentes de intervenções psicológicas em contextos educativos e é membro da Direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Carreira. Tem também colaborado em iniciativas dinamizadas pela Direção-Geral da Educação e pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.