Alexandra Esteves é professora auxiliar com agregação, doutorada e agregada em História Contemporânea pela Universidade do Minho. Nos últimos anos, a sua atividade investigativa tem incidido em matérias que se inscrevem na História Social, designadamente a saúde, a doença, a assistência, a marginalidade, a violência e as prisões, bem como na História do Turismo, incluindo questões relacionadas com o lazer e as sociabilidades, entre os séculos XVIII e XX.

É autora, coautora e coordenadora de diversas obras e de capítulos de livros, bem como de dezenas de artigos científicos publicados em vários países. Os resultados da sua investigação têm sido apresentados em congressos nacionais e internacionais e publicados em livros e revistas da especialidade. Orienta teses de mestrado e de doutoramento, nas áreas da História, da História da Enfermagem e dos Estudos da Religião. Participa em vários projetos científicos nacionais e internacionais.

Investigação no domínio da História Contemporânea, com particular destaque na área da História Social, sobretudo as questões relacionadas com a saúde, a doença, a marginalidade, a violência e as prisões, bem como da História do turismo, o lazer e as sociabilidades, entre os séculos XIX e XX.