Literatura em Contexto Digital

5 ECTs / Semestral / Português

A disciplina tem o objetivo principal de contribuir para um entendimento alargado do fenómeno digital na literatura tem vindo a afirmar-se como um novo media e o seu impacto sociocultural tem sido evidente nas indústrias criativas. A disciplina pretende desenvolver formas de perceção do meio digital.

É objetivo da disciplina encorajar a utilização dos recursos oferecidos pelas ferramentas digitais para a produção de formas que explorem criativamente as propriedades dos materiais: livro digital - autor - leitor. Neste contexto, é importante analisar as significativas transformações da literatura na cultura digital. Interrogar o impacto dos novos suportes da escrita literária; e, sobretudo, as novas linguagens e até novos géneros que emergem no cenário hipermédia. E ainda pensar o impacto dos novos modos de leitura, novos modos de edição e as questões que se levantam à propriedade intelectual. Em suma, refletir sobre as novas figurações da tríade autor, texto e leitor.

Docentes

Professor Associado
Doutoramento em Humanidades - especialidade de Teoria da Literatura pela Universidade Católica Portuguesa em 2003. É Professor Associado na Universidade…