O “Católica in! Inovar para Incluir” é o novo projeto do Católica Learning Innovation Lab (CLIL) - o Laboratório de Inovação Pedagógica da Universidade Católica Portuguesa (UCP). O projeto, apoiado no âmbito do Programa Operacional Capital Humano (PO CH), visa promover a integração e o sucesso académico dos estudantes da UCP, nomeadamente dos que se encontram no primeiro ano da licenciatura.
“Com este projeto, queremos reforçar as diversas iniciativas em curso na UCP, que pretendem promover a transição, a adaptação e o sucesso académico dos estudantes da Universidade, nomeadamente no primeiro ano de formação superior, considerado um período crítico para lidar com as exigências e com os desafios próprios do contexto universitário”, refere Diana Soares, da equipa de coordenação do “Católica in!” e Professora da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) da UCP.
Para levar a cabo este propósito, serão desenvolvidas quatro ações, durante o segundo semestre do ano letivo de 2022/2023 e o primeiro semestre de 2023/2024, nos Campus do Porto e de Braga.
As duas primeiras atividades contemplam o levantamento e a caracterização das iniciativas já em curso na Universidade de Mentoria por Pares e Tutoria por Docentes, nas quais estudantes e professores da UCP se voluntariam para acompanhar os alunos do primeiro ano da licenciatura que aderem a estas iniciativas.
“Com este levantamento, queremos analisar em que medida estas práticas dão resposta às necessidades dos estudantes do primeiro ano de formação superior e promovem a sua integração na vida académica. A partir desta análise, temos em vista construir referenciais de suporte à capacitação de mentores e de tutores, para expandir e consolidar as experiências já em curso na Universidade”, refere Armanda Gonçalves, da equipa de coordenação do projeto e Professora da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da UCP.
Estratégias para melhorar o acompanhamento dos estudantes em risco de insucesso e abandono
Para além das duas primeiras ações, o “Católica in! Inovar para Incluir” prevê também a organização de Workshops para estudantes que se encontram em maior risco de abandono e/ou insucesso académico, e a criação de uma plataforma que armazenará a informação já recolhida sobre situações de insucesso académico em ambos os Campi do Porto e de Braga.
Todas as atividades têm em vista desenvolver e incrementar políticas e práticas que permitam acompanhar e apoiar os estudantes, estando em linha com os princípios de uma educação inclusiva.
Este projeto vem juntar-se ao “Skills 4 Pós-COVID - Competências para o futuro no Ensino Superior”, um projeto do CLIL, também desenvolvido no âmbito do PO CH, que se encontra atualmente em vigor na UCP. O projeto está a experimentar e a ensaiar abordagens pedagógicas inovadoras, contando para tal com a colaboração de docentes e estudantes da UCP, e de elementos do tecido empresarial e sociedade civil.
O “Católica in! Inovar para Incluir” é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do PO CH – Programa Operacional Capital Humano, através do FSE – Fundo Social Europeu.