No próximo dia 23 de novembro, entre as 18h30 e as 20h00, será realizado o III Seminário Manuel Sérgio «Este é o meu corpo. Para uma teologia da motricidade humana», promovido pela Cátedra Manuel Sérgio (UCP-CITER), online.
Este evento, que marcará a comemoração do 90.º aniversário de Manuel Sérgio contará com a participação de docentes e investigadores da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa - Braga para a apresentação e discussão do resultado do seu estudo sobre alguns dos substratos humanísticos e teológicos que informam o modo como pensamos e vivemos o corpo no Ocidente, provocados pela inquietude do pensamento de Manuel Sérgio.
De forma surpreendente, O Século Desportivo (suplemento de O Século), de 30 de setembro de 1968, dava lugar ao início de publicação de um texto de opinião intitulado «Apologia da matéria». O autor encontrava numa perspetiva cristã sobre o corpo, enquanto unidade psicossomática e espiritual indissolúvel, a via para uma crítica do reducionismo que habitava as conceções modernas de corporeidade. Provavelmente, pela primeira vez, escrevia-se sobre Teilhard de Chardin na imprensa desportiva.
A crónica era assinada por Manuel Sérgio. Estava em construção um itinerário intelectual que visava a compreensão da condição humana enquanto motricidade – ou seja, movimento intencional e solidário de transcendência.