A III GALA VISIT BRAGA SERVIU TAMBÉM PARA PREMIAR OS ALUNOS DO TURISMO DAS ESCOLAS SECUNDÁRIAS, PROFISSIONAIS E SUPERIOR
Pelo terceiro ano consecutivo, a Câmara Municipal de Braga e a Associação Empresarial de Braga promoveram uma gala para distinguir e agradecer a resiliência dos empreendedores, empreendimentos, agentes turísticos e todas as pessoas e instituições que continuam fazer com que Braga seja um dos destinos mais procurados da Europa e do Mundo, num claro sinal de retoma, devolvendo esperança a todos.
A cerimónia decorreu ontem, no Espaço Vita, em Braga, onde também foram entregues os prémios nas categorias de “Promoção e desenvolvimento do sector”, “Carreira” e “Personalidade do ano”. Apesar de ainda haver restrições por causa da pandemia, a III Gala "Visit Braga" praticamente encheu o Espaço Vita. E notou-se já uma certa descompressão, por causa da melhoria da situação pandémica em Portugal, mas também pelos tais sinais de esperança que vão surgindo. Para além dos premiados, muitas personalidades bracarenses fizeram questão de honrar o evento com a sua presença. Assim, o recém-reeleito presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, Domingos Barbosa, presidente da Associação Empresarial de Braga; D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga; Marcos Sousa, do Turismo Porto e Norte, entidades que saudarem a agradeceram a resiliência dos empresários do setor do Turismo que, felizmente, dá sinais de retoma.
O momento musical esteve a cargo do multifacetado artista bracarense, Daniel Pereira Cristo.
Na sua intervenção, Ricardo Rio deu os parabéns aos vencedores, mas também a todos os nomeados e os outros que, ao longo dos anos têm feito crescer o setor e transformar Braga num destino turístico por excelência. O autarca recordou os números antes da pandemia, mas saudou esta retoma que já se vai sentindo e que, uma vez mais, Braga volta a estar na linha da frente na procura de espaços a visitar.
Por seu turno, Domingos Macedo Barbosa, também citou António Guterres, secretário geral da ONU, que falou sobre os números do turismo, que caíram drasticamente, uma «dura realidade dos números», que vão significar uma perda do PIB mundial de cerca de 4 biliões de dólares. Dados, que, de acordo com Domingos Barbosa, é a prova de que todas as atividades económicas se ressentiram. O presidente da AEB acredita que, com a superação da crise pandémica, a atividade turística vai voltar a dar um forte contributo para a criação de riqueza e de emprego, levando cada vez mais longe o nome de Braga e de Portugal.
Vencedores da gala
A gala premiou as categoria de "Alojamento”, “Restauração”, “Atividade de Apoio Turístico”, “Lojas com História”, “Património Cultural e Turístico”, “Intervenção Urbanística” e “Empreendedorismo e Inovação”. Em relação aos vencedores, na categoria de "Hotelaria", venceram os Hotéis do Bom Jesus; no "Alojamento Local, venceu Tea 4 Nine Guest House and Bistrô; Em "Gastronomia Tradicional", triunfou a Dona Elvira; nos Novos Conceitos, ganhou a Casa de Pasto das Carvalheiras; na categoria "Atividade de Apoio Turístico", venceu a Yellow Bus; em "Lojas com História", ganhou o Mercado de São João; na categoria "Património Cultural e Turístico", triunfou o Tesouro-Museu da Sé de Braga; na "Intervenção Urbanística", o Mercado Municipal de Braga a Praça, foi o vencedor; e a categoria "Empreendedorismo e Inovação" foi ganha por Sé Apartamentos – Gestão de Alojamento Local. No que diz respeito aos prémios de eleição direta pelo Júri, o prémio “Promoção e desenvolvimento do setor”, foi ganho pelao Centro Regional de Braga Universidade Católica de Braga; o prémio “Carreira” foi atribuído a José Ferreira, da Direnor; e, finalmente, a categoria “Personalidade do ano” foi atribuído a João Porfírio Oliveira, presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga. Todos os premiados tiveram oportunidade de expressão o agradecimento pela distinção e partilhar o troféu com todos aqueles que foram fundamentais para a continuidade da atividade.
INSTITUIÇÕES LIGADAS À IGREJA
Hotéis do Bom Jesus, Tesouro Museu da Sé e Universidade Católica recebem prémio Francisco de Assis O Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, os Hotéis do Bom Jesus, mais concretamente o Hotel do Parque; e o Tesouro Museu da Sé Catedral foram algumas das instituições ligadas à Igreja premiadas na III Gala VisitBraga, que decorreu ontem no Espaço Vita. Os primeiros a subir ao palco foram Mário Paulo, dos Hotéis do Bom Jesus; e Varico Pereira, da Confraria do Bom Jesus. Para além de agradecer aos organizadores da gala, a Câmara Municipal de Braga e a Associação Empresarial de Braga, Mário Paulo lembrou a resiliência, o esforço que os Hotéis do Bom Jesus fizeram, sobretudo o Hotel do Parque, durante a pandemia. Não só para manter os postos de trabalho, mas também no cuidado nas questões ambientais, bem como na disponibilidade do espaço para fins humanitários, acolhendo doentes covid, no pico da pandemia. A preocupação para com o bom acolhimento dos turistas também esteve sempre presente. Por seu turno, o cónego Eduardo Duque, que representou o Cabido da Sé, na entrega do Prémio ao Tesouro Museu da Sé, aproveitou para recordar a importância dos museus na preservação da história, da memória e da identidade de um povo. E desafiou os bracarenses a irem visitar o Museu da Sé, que também ajuda a compreender a identidade de Braga.
A Universidade Católica de Braga recebeu o prémio “Promoção e desenvolvimento do setor”. João Manuel Duque, presidente do Centro Regional de Braga foi receber o prémio e lembrou que há 10 anos a Universidade Católica decidiu contribuir com a investigação e promoção do turismo e escolheu Braga para essa missão, com incidência na região do Minho, o que tem sido feito com o sucesso reconhecido.