Um grupo de estudantes a frequentar as aulas de fotojornalismo da licenciatura de Ciências da Comunicação, da Universidade Católica Portuguesa em Braga, visitou, ontem, o Grupo Diário do Minho, nomeadamente a redação do jornal, a revista Minha, os estúdios da DMTV e as oficinas.
Segundo a professora Luísa Magalhães, são alunos do 2.º ano do curso que escolheram a opção de fotojornalismo no primeiro semestre e que «têm uma curiosidade interessante em fazer a ligação entre imagem e texto, especialmente, no contexto jornalístico». Questionada sobre a razão de terem escolhido o Diário do Minho para esta visita, a docente lembrou que a Universidade Católica Portuguesa em Braga tem uma relação de grande proximidade com o jornal desde há muito tempo e que se traduz em várias iniciativas, como a realização de estágios profissionais. Outro exemplo desta relação é desde que surgiu a revista Minha. «Quando foi lançada a revista Minha, imediatamente eu criei o projeto de ligação direta entre a disciplina de fotojornalismo e a revista, com uma iniciativa que é única no país. É um caso
único de ligação direta entre a universidade e a produção jornalística a nível nacional», disse. Mesmo antes desta ligação, sublinhou, existiu uma primeira relação com uma iniciativa intitulada “Laboratório”, que funcionou mais de cinco anos. «Era uma saída ao sábado, de 15 em 15 dias, com os alunos de fotojornalismo», explicou.
Luísa Magalhães garante não ter dúvidas sobre a importância de proporcionar estas visitas aos seus alunos, como a que aconteceu ontem. «Eu entendo que criar a possibilidade de partilhar experiências, levar os alunos ao terreno, colocá-los em contacto direto com profissionais e com situações profissionais imediatas, ligá-los ao mundo do trabalho através de uma experiência propedêutica, tem bastante valor porque lhes dá perspetiva objetiva de várias dificuldades», salientou a docente.