O voluntariado promove e favorece mudanças positivas no mundo em que vivemos: combate as desigualdades, responde a desafios e necessidades das comunidades, levando á transformação. Assim, ser voluntário constitui uma grande expressão das relações humanas: pessoas a agir em nome da sua comunidade, pelo desejo de contribuir e ajudar.

Criamos o Voluntaria*te (o serviço de voluntariado na UCP-Braga) porque acreditamos que podemos fazer a diferença. Não queremos ficar indiferentes. Queremos fazer parte da solução para um mundo melhor!

Os nossos objetivos:

1) Desenvolver iniciativas e criar parcerias que permitam dinamizar atividades consequentes e que favoreçam a formação de cidadãos conscientes e participativos;

2) Sensibilizar e incentivar a comunidade académica a envolver-se nas iniciativas, mobilizando pessoas e recursos , criando uma “rede solidária” comprometida com o que nos rodeia, em prol do “bem comum”.

A nossa estratégia:

O envolvimento de toda a comunidade académica (colaboradores, docentes/não docentes e estudantes).

Quem é a nossa equipa?
 

Comissão de coordenação:

Anabela Rodrigues (Coordenadora);
Armanda Goncalves;
Ana Salazar;
Catarina Vieira da Silva;
Daniela Monteiro.

Restantes elementos:

Anabela Abreu; António Melo; Bruno Nobre; Celina Alves; Clarisse Pessoa; Dores Vieira; João Gonçalves; João Onofre; Manuela Taveira; Maria José Barbosa; Maria José Lopes; Marília Pinto; Olga Silva; Orquídea Lago; Paulo Dias; Ricardo Peixoto; Sílvia Gonçalves; Silvia Lopes; Simone Petrella e Vitor Sá.

Iniciativas realizadas até ao momento

 

voluntaria-te

Seminário “Transformar para incluir”

Decorreu no dia 11 de novembro de 2022, na Aula Magna da FFCS o Seminário Transformar para Incluir. Durante o evento decorreu a campanha "Multiplica a Solidariedade: Cuida de um Pirilampo e/ou participa numa caminhada mágica" em parceria com a CERCI Braga.

 

campanha natal

Campanha "O Natal é para todos!"

A campanha "O Natal é para todos!", decorreu entre os dias 9 e 16 de dezembro na Católica Braga, com o intuito de angariar fundos para a compra de presentes para meninos e meninas, dos 0 aos 10 anos, residentes numa Instituição Particular de Solidariedade Social que acolhe, temporariamente, crianças vítimas de maus tratos, negligência ou abandono.