‘Histórias de Nonô’ para crianças com imaginação além do real

Quinta-feira, Fevereiro 29, 2024 - 17:21
Antena Minho

Luís Silva Pereira escreveu e Sílvia Mota Lopes ilustrou ‘Histórias de Nonô’, um livro de literatura infantil que teve apresentação ontem, na Universidade Católica Portuguesa, em Braga.

‘Histórias de Nonô’ para crianças com imaginação além do real

Teve lugar ontem, no auditório Isidro Alves da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, a apresentação do livro infantil com textos de Luís Silva Pereira e com ilustração de Sílvia Mota Lopes - ‘Histórias de Nonô’.

O volume, com chancela da Editorial Novembro, conta ao longo de 76 páginas aventuras de Nonô - uma menina que, brincando, aprende a vida no convívio com os pais, os avós, os amigos, os colegas da escola, os animais e o mundo natural. Brinca e abre espontaneamente a sua imaginação à dimensão do maravilhoso que, por ser o mundo onde estão suspensas as leis da natureza, permite sonhar com todas as possibilidades.

“Quem é a Nonô?”, questionou uma criança. Luís Silva Pereira respondeu que começou por ser uma neta, chamada Leonor, a quem em família chamam Nonô. Mas depois, explicou ainda, “são todas aquelas crianças que eu observei”.

Quando começou a escrever? Foi outra pergunta a que o autor respondeu. Em termos literários, disse, foi “enquanto esperava as minhas netas”.

Adiante, explicou que parte de acontecimentos reais e, depois, “deixo vogar a imaginação”. Citando Sebastião da Gama, disse ainda: “pelo sonho é que vamos”.

Luís Silva Pereira nasceu no Peso da Régua, em 1947. Doutorou-se em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa com a tese ‘Imagens da Lírica Camoniana. Reportório e Interpretação’. Leccionou, entre outras disciplinas, Literatura Portuguesa, Introdução aos Estudos Literários e Teoria da Literatura. De 2010 a 2012 foi no jornal Diário do Minho, o primeiro director leigo. Mais recentemente, assumiu a direcção da revista Bracara Augusta, editada pela Câmara Municipal de Braga.

Ontem, antes da apresentação do livro, José Manuel Lopes, Fernando Azevedo e José Cândido Martins elogiaram as qualidades do docente - um modelo inspirador a quem a faculdade continua a recorrer.