Apresentação
O Curso de Pós-Graduação em Promoção e Educação para a Saúde pretende formar profissionais capazes de intervir como educadores e promotores da saúde em contextos diversificados.
O curso terá a duração um semestre (150h com 11 módulos temáticos) e funcionará em regime pós-laboral (quinta e sexta-feira à noite e sábados).
De acordo com o Joint Committee on Health Education Terminology (2021), existe um consenso na definição de promoção da saúde, considerando que a mesma engloba o conjunto de atividades propostas e mais tarde desenvolvidas com o objectivo de melhorar os índices de saúde pessoal, e em última análise, de saúde pública através de uma combinação de estratégias (e.g., educação para a saúde, detecção de factores de risco). O seu foco principal tem sido a prevenção das perturbações físicas mas mais recente tem incluído a saúde mental e o bem-estar, seguindo um modelo de empowerment, que engloba abordagens que reconhecem a relação recíproca entre os indivíduos e o ambiente (Green, Cross, Woodwall, & Tones, 2019).
Objetivo
O objectivo do presente curso consiste em fornecer formação pós-graduada (competências técnicas, cognitivas e psicossociais) a profissionais de diversas áreas que pretendam desempenhar funções de promotores e educadores para a saúde em contextos de saúde, escolares, académicos, comunitários e empresariais.
Destinatários
Profissionais da área da Psicologia, Serviço Social, Sociologia, Enfermagem, Medicina, Educação, Engenharia do Ambiente, Higiene e Segurança, etc.
Disciplinas do curso (23 ECTS)
• Teoria e Prática da Promoção da Saúde
• Teoria e Prática da Educação para a Saúde
• Ecologia, Ambiente e Saúde
• Cultura e Saúde
• Educação para a Cidadania
• Atividade Física, Lazer e Estilos de Vida
• Promoção da Saúde Sexual e Educação para os Afectos
• Promoção da Saúde e Envelhecimento
• Educação para a Saúde nas Escolas
• Determinantes e Prevenção da Violência
• Prevenção das Dependências
Metodologia de Ensino
As metodologias de ensino e aprendizagem a desenvolver em contexto de sala de aula centrar-se-ão em palestras dos docentes; seminários por parte dos alunos; exposição e debate entre os alunos, orientados e mediados pelos docentes; e trabalhos individuais e/ou em grupo.