** CURSO EM RESTRUTURAÇÃO **
A Psicologia Forense trata da aplicação dos conhecimentos da Psicologia no âmbito da justiça e da aplicação das leis. É uma área em constante desenvolvimento e com elevada relevância no contexto jurídico, tanto ao nível da solicitação profissional por parte dos Tribunais como pelo papel do psicólogo nos diversos contextos jurídicos, nomeadamente na avaliação e intervenção psicológica a agressores ou vítimas.
O Psicólogo Forense pode estar envolvido na avaliação psicológica de indivíduos para determinar fatores como inimputabilidade, verificar a relação entre perturbação psicológica e crime e avaliar o risco de comportamentos futuros potencialmente perigosos. Além de estar associado à condução de entrevistas e à administração de testes psicológicos, os psicólogos forenses estão também envolvidos na recolha de informação com relevância jurídica, nomeadamente historiais hospitalares e criminais, testemunhos judiciais, investigações policiais, comissões de proteção, entre outros.
Este curso pretende fornecer uma visão global do âmbito e da aplicabilidade desta especialidade, debruçando-se nas principais áreas de intervenção do psicólogo forense.
Quais são os objetivos?
Adquirir competências de aplicação prática no âmbito da avaliação psicológica, investiga-ção e intervenção em contexto forense e criminal:
- Adquirir conhecimento global das especificidades da Psicologia Forense e Criminal;
- Identificar os contextos de intervenção e as áreas de atuação do psicólogo forense e criminal;
- Adquirir conhecimentos de legislação na área da psicologia forense e criminal;
- Adquirir competências de avaliação psicológica no âmbito da perícia judicial e forense;
- Redigir relatórios forenses;
- Promover competências no planeamento, execução e avaliação de planos de intervenção;
- Identificar os aspetos éticos e deontológicos associados a esta área científica;
- Desenvolver competências relativas à investigação em contexto forense e criminal.