Católica lança nova Licenciatura em Gestão Aplicada em Braga

Quarta-feira, Março 11, 2026 - 20:18
Publication
Vida Económica
A Universidade Católica Portuguesa promove, no próximo dia 5 de março, em Braga, o evento “Braga cria valor: educação, impacto empresarial e gestão”, uma iniciativa que assinala o lançamento da nova Licenciatura em Gestão Aplicada. O encontro reunirá líderes institucionais, académicos e empresariais para refletir sobre o papel estratégico da educação e da gestão na criação de riqueza e no desenvolvimento sustentável da região. Estão confirmadas as presenças de Ricardo Costa (Chairman do Grupo Bernardo da Costa), José Teixeira (Presidente do Conselho de Administração da DST Group), Pedro Barros Oliveira (CEO do Grupo BMcar), Varico Pereira (Presidente do Conselho de Administração dos Hotéis do Bom Jesus) e José Queirós de Almeida (CEO da Greenvolt Comunidades).

Para o Pró-Reitor da Universidade Católica Portuguesa, Paulo Dias, “o lançamento da Licenciatura em Gestão Aplicada em Braga representa um passo estratégico no reforço da missão da Universidade Católica Portuguesa de formar líderes com uma forte ligação à sociedade e ao tecido empresarial”, acrescentando “Braga é hoje um polo de inovação e crescimento, e queremos contribuir ativamente para o desenvolvimento deste ecossistema, formando profissionais capazes de gerar impacto e criar valor.”

Bruno Nobre, diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS), destaca que “esta nova licenciatura reflete o compromisso da Faculdade com uma formação de excelência, alinhada com as necessidades reais das organizações e da região, preparando estudantes com competências sólidas e uma visão prática da gestão, capazes de contribuir de forma significativa para o desenvolvimento económico e social.”

O primeiro painel, dedicado ao tema “Braga: um ecossistema vibrante na criação de riqueza”, contará com a participação de representantes das principais instituições que dinamizam o desenvolvimento económico da região, nomeadamente a Câmara Municipal de Braga, a InvestBraga, a Associação Empresarial de Braga e a AEMinho. Este momento permitirá analisar os fatores que posicionam Braga como um dos polos mais dinâmicos de inovação, empreendedorismo e criação de valor em Portugal.

A nova Licenciatura em Gestão Aplicada, uma formação orientada para a prática e alinhada com as necessidades reais das empresas, será apresentada por João Pinto (diretor da Católica Porto Business School) e por Ana Salazar (coordenadora da nova Licenciatura em Gestão Aplicada).

O painel “A qualidade da gestão e o impacto no tecido empresarial de Braga” reunirá líderes de organizações de referência, incluindo o Grupo Bernardo da Costa, o DST Group, o Grupo BMcar, os Hotéis do Bom Jesus e a Greenvolt Comunidades, com moderação de Alberto Castro, da Católica Porto Business School. A discussão centrar-se-á na importância da qualidade da gestão como fator determinante para a competitividade, inovação e crescimento sustentável das empresas.

Mais informações em: Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais | FFCS-WEBSITE

 


Programa:

14:30 BOAS-VINDAS
Bruno Nobre | Diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Católica

14:35 BRAGA: UM ECOSSISTEMA VIBRANTE NA CRIAÇÃO DE RIQUEZA
João Rodrigues | Presidente da C.M. Braga
Luís Rodrigues | Presidente da InvestBraga
Daniel Vilaça | Presidente da Direção da AEB – Associação Empresarial de Braga
Gonçalo Pimenta de Castro | Vice-Presidente da AEMinho

15h20 GESTÃO É NA CATÓLICA – AGORA TAMBÉM EM BRAGA
João Pinto | Dean da Católica Porto Business School
Ana Salazar | Coordenação da Nova Licenciatura em Gestão Aplicada

15h40 A QUALIDADE DA GESTÃO E O IMPACTO NO TECIDO EMPRESARIAL DE BRAGA
Ricardo Costa | Chairman do Grupo Bernardo da Costa
José Teixeira | Presidente do Conselho de Administração da DST Group
Pedro Barros Oliveira | CEO do Grupo BMcar
Varico Pereira | Presidente do Conselho de Administração dos Hotéis do Bom Jesus
Dr. José Queirós de Almeida | CEO da Greenvolt Comunidades
Moderação: Alberto Castro | Professor da Católica Porto Business School

16h30 NETWORKING COFFEE

Próximos Eventos

04
Fev
14:30
26
Fev
11:00