Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo

Professor Auxiliar

Generic Bio

Ângela Sá Azevedo é Professora Auxiliar na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

É Doutorada em Psicologia da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, desde 2006. Na mesma instituição realizou o Mestrado em Desenvolvimento e Educação da Criança (Intervenção Precoce), em1998. É licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra, desde 1991.

Apresenta uma vasta experiência profissional no âmbito da Psicologia Clínica e da Psicologia da Educação, tendo nesta última área da Psicologia assumido funções de coordenação de um Gabinete Psicopedagógico dedicado à intervenção, durante 25 anos, em áreas como o Desenvolvimento de Carreira, Educação Inclusiva, Autorregulação e Motivação da Aprendizagem.

Foram-lhe conferidas as Especialidades de Psicologia da Educação (2016) e de Psicologia Clínica e da Saúde (2019), assim como as Especialidades Avançadas em Necessidades Educativas Especiais (2016) e em Psicologia Vocacional e Desenvolvimento da Carreira (2016) pelo Colégio das Especialidades da Ordem Dos Psicólogos Portugueses.

Coordena o Mestrado em Psicologia da Educação desde 2008 na FFCS – UCP e é membro da Comissão de Coordenação da Licenciatura em Psicologia, desde 2020.É membro do Conselho Científico da FFCS-UCP desde 2008.

É investigadora do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH) da UCP nas áreas da Motivação, Autorregulação do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Relação Pedagógica, Desenvolvimento Emocional e Psicossexual, Desenvolvimento Vocacional e da Carreira, Educação Inclusiva.

Apresenta publicação relevante no âmbito da Psicologia da Educação.

Outras

A auto-estima no ensino secundário: Validação da Rosenberg Self-Esteem Scale

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Azevedo, A). 2004. Avaliação Psicológica. Formas e Contextos (pp. 415-421). Braga: Universidade
Outras

A compreensão leitora, o contexto social e o sucesso académico : um estudo transversal no 1º ciclo do ensino básico

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Pinto, Olga da Conceição Tomada). 2013.
Outras

A influência da perceção da parentalidade no desenvolvimento emocional das crianças

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Silva, Patrícia Oliveira Ferreira da). 2020.
Outras

A influência do autoconceito, do sentido de comunidade e da decisão vocacional no discernimento vocacional dos jovens seminaristas da Região Norte de Portugal

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Fernandes, Ana Rita Vieira). 2015.
Outras

A influência parental na satisfação da imagem corporal : estudo da perceção dos adolescentes

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Silva, Juliana Barbosa da). 2017.
Outras

A perceção dos pais sobre a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Miranda, Sara Patrícia Matos). 2016.
Outras

A perceção dos professores e alunos do 7º ano de escolaridade acerca da importância da dimensão afetiva na relação pedagógica, na aprendizagem e no sucesso escolar

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Rodrigues, Bruna Filipa Dias). 2016.
Outras

A relação entre autoeficácia parental, stress parental e conflito trabalho-família durante a pandemia Covid-19

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Silva, Marta Alexandra Vieira e). 2023.
Outras

A relação entre estereótipos de género e decisão vocacional nos alunos do 12º ano de escolaridade

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Lima, Diana Filipa Fernandes). 2017.
Artigo

A Relação Pedagógica: modelos actuais e implicações no sucesso educativo.

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Azevedo, A). 2008. Revista Pessoas & Sintomas
Capítulo de Livro

Apresentação

Álvaro Balsas, Paulo C. Dias, Armanda Gonçalves & Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Paulo C. Dias). 2016. Axioma - Publicações da Faculdade de Filosofia
Outras

Atitudes face à violência no namoro e mecanismo de coping no ensino secundário

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Soares, Fernanda Maria Carvalho Freitas). 2020.
Outras

Auto-conceito e auto-estima na transição do ensino secundário para o ensino superior

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Angela Azevedo). 2003.
Outras

Autoconceito em adolescentes com dificuldades de aprendizagem

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Nelas, Patrícia Raquel Cardoso). 2019.
Outras

Características e prevalência do fenómeno do bullying nos alunos do 3º ciclo, a frequentar escolas públicas e privadas

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Sousa, Mariana Alves de). 2018.
Outras

Combat stigma in psychological heatlth: an SL experience in higher education

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Anabela Santos Rodrigues). 2023. 6th European Conference on Service-Learning in Higher Education
Outras

Desenvolvimento emocional e bem-estar psicológico na adaptação ao ensino superior

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Pereira, Bárbara Maria Barbosa). 2019.
Outras

Desenvolvimento Linguístico da Criança em Idade Pré-Escolar e Estimulação no Contexto Familiar

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo). 1998. Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Outras

Desenvolvimento positivo na adolescência : contributos da autorregulação internacional

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Peixoto, Joana Filipa Gonçalves). 2014.
Capítulo de Livro

Development of a platform to promote Project-based learning inn higher education: Contributes of the RESTART4EDU Project

Paulo C. Dias & Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Paulo César Azevedo Dias). 2022. Proceedings of ICERI22 Conference
Outras

Digital-based interventions targeting school failure: A systematic review

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Azevedo, R. ). 2022. ICERI22 Conference
Artigo

Escala de orientações gerais para objetivos de desempenho: Estudos de adaptação para o ensino secundário

Paulo C. Dias & Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Andreia Gomes). 2018. Análise Psicológica
Outras

Estereótipos de género e decisão vocacional em alunos do 12º ano

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Lima, D). 2018. Seminário Internacional: Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento num Mundo Plural e Desafiador
Outras

Estudo sobre a violência entre parceiros íntimos LGB : impacto da homofobia internalizada

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Fonseca, Bruna Fernandes). 2022.
Outras

Experiências de transição académica: Qualidades psicométricas de um questionário para o contexto universitário

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Azevedo, A). 2004. Avaliação Psicológica. Formas e Contextos
Outras

Exploring teacher-students interaction and school achievement of younger students: Contributes of the Questionnaire on Teacher Interaction adaptation to Portuguese context

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo). 2010. First International Conference on Interpersonal Relationships (ICIRE)
Livro

Higher Education in a Digital Era through Project-based E-learning: Contributes of the RESTART4EDU Project

Artigo

Impacto das condições pessoais e contextuais na transição do ensino secundário para o ensino superior

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Azevedo, A). 2001. REvista da Universidade Fernando Pessoa
Artigo

Implications of socio-cultural pressure for a thin body image on avoidance of social interaction and on corrective, compensatory or compulsive shopping behaviour

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Azevedo, António Joaquim Araújo de). 2023.
Outras

Influence of socio-cultural pressure on internalization of the thin body ideal and the effect of fitness advertising endorsers (thin versus overweight/realistic)

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with António Azevedo). 2022. 21st International Congress on Public and Nonprofit Marketing, IAPNM 2022
Capítulo de Livro

Influência da Perceção da Vinculação às Figuras Parentais no Desenvolvimento da Regulação Emocional em Adolescentes

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Silva, M.). 2022. International Handbook for the Advencement of Science
Outras

Intervenção psicológica no âmbito do desenvolvimento psicossexual : adaptação de um programa para alunos do 5º ano de escolaridade

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Pinto, Diana Catarina Figueiras). 2020.
Capítulo de Livro

Introduction

Outras

Manifestações diferenciais das atribuições e dimensões causais no fim do ensino secundário português

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Azevedo, A). 2005. VIII Congresso Galaico Português de PsicoPedagogia (pp.2411-2424). Braga
Artigo

Manifestações diferenciais do auto-conceito no fim do ensino secundário.

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Azevedo, A). 2004. Paidéia. Cadernos de Psicologia e Educação
Artigo

Manifestações diferenciais do autoconceito no fim do ensino secundário português

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Luísa Faria). 2004. Paidéia (Ribeirão Preto)
Outras

Motivação e sucesso na transição do ensino secundário para o ensino superior

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo). 2005. Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Artigo

Motivação, sucesso e transição para o Ensino Superior

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Azevedo, Ângela Sá). 2006. PSICOLOGIA
Artigo

Motivação, sucesso e transição para o ensino superior

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo). 2006. Revista de Psicología
Artigo

O auto-conceito no ensino secundário português: Estudo das qualidades psicométricas do SDQ III.

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Azevedo, A). 2003. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Education
Outras

O autoconceito e a decisão vocacional dos alunos do 9.º ano de escolaridade

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Azevedo, Márcia Regina Pinto Silva). 2013.
Outras

O impacto da tecnologia de informação e comunicação no funcionamento familiar com crianças dos 3 aos 10 anos no período pandémico

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Guimarães, Amanda Patrícia Catarino). 2023.
Outras

O papel do psicólogo escolar na equipa de Educação Especial

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Oliveira, Ana Rita Dinis). 2019.
Outras

O professor como performer e a sua influência na autorregulação dos alunos

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Leal, Henrique Manuel Mirra). 2014.
Outras

Obras no andar de cima: juntos no combate ao preconceito na saúde psicológica

Armanda Gonçalves & Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Anabela Santos Rodrigues). 2023. 6th European Conference on Service-Learning in Higher Education
Outras

Os pais/Encarregados de educação também iniciam um novo ano letivo [Parents/Caregivers also start a new school year]

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Azevedo, A). 2022. Ponto SJ
Capítulo de Livro

Para que transitar para o ensino superior seja um desafio ultrapassado e um sucesso conquistado … vamos refletor sobre a importância da Relação pedagógica

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Azevedo, A). 2013. Ensino da Psicologia: Reflexões e Práticas
Capítulo de Livro

Parental Mediation of the Use of the Internet: A Psychometric Study with Portuguese Pre-adolescents

Íris Martins Oliveira, Paulo C. Dias & Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Ângela Sá Azevedo). 2022. Perspectives and Trends in Education and Technology: Smart Innovation, Systems and Technologies
Capítulo de Livro

PBL in Higher Education: RESTART4EDU Proposal for Practice

Outras

Perceção da interação professor : aluno como factor motivacional

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Gomes, Andreia Filipa da Cunha). 2012.
Outras

Perceção dos jovens adultos sobre a violência no namoro : estudo das diferenças

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Lage, Ana Fátima Fidalgo). 2020.
Capítulo de Livro

Perceção dos jovens adultos sobre a violência no namoro. Estudo das diferenças entre casais heterossexuais e casais homossexuais

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Azevedo, Ângela Sá). 2020. Avances en Ciencias de la Educación Investigación y Práctica
Outras

Perceção dos professores e dos pais sobre práticas de Educação Inclusiva no Ensino Regular

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Paiva, I). 2021. Simpósio Internacional de Psicologia da Educação
Capítulo de Livro

Project-based learning in higher education: needs and expectations from Romanian, Portuguese, and Turkish teachers

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Íris Martins Oliveira). 2022. Proceedings of ICERI22 Conference
Outras

Promoção da autorregulação do desenvolvimento em crianças do pré-escolar : programa de intervenção

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Sousa, Inês Sofia Freitas de). 2020.
Capítulo de Livro

Promover competências linguísticas em alunos do Pré-escolar: apresentação de um estudo piloto do Programa de intervenção “Aprender com o Orelhas!”

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Andreia Barbosa). 2016.
Capítulo de Livro

Psicologia da Educação: Promover a personalidade ... contribuir para felicidade

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Azevedo, A). 2010. Sexualidade e Educação para a Felicidade
Outras

Qual a relação entre abordagens à aprendizagem e conceções pessoais de inteligência?

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Rodrigues, Andreia Daniela Pereira). 2013.
Outras

Qualidade de vida e rede de suporte social : estudo comparativo entre idosos institucionalizados e não institucionalizados

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Faria, Cláudia Soares de Oliveira). 2017.
Outras

Que relação existe entre as estratégias de autorregulação na escrita e a motivação?

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Oliveira, Andreia Heloísa Freitas de). 2014.
Artigo

Questionário de atribuições e dimensões causais: qualidades psicométricas no contexto escolar português

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Azevedo, A). 2003. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Education
Outras

Redes socias e as relações afetivas dos adolescentes

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Pimenta, Diana Filipa Xavier Gomes). 2019.
Capítulo de Livro

Relação entre a Perceção da Vinculação aos Pais e a Imagem Corporal nos Adolescentes

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Fonseca, B.). 2022. International Handbook for the Advencement of Science
Outras

Relação entre a utilização do instagram e a satisfação corporal nos homens

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Figueiredo, Maria Eduarda Correia). 2023.
Capítulo de Livro

Relação entre a Vinculação Parental e as Atitudes face à Violência no Namoro em Jovens Adultos

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Sandrina Lopes Quinteiro). 2023.
Outras

Relação pedagógica : que implicações na perceção da disciplina de educação visual?

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Faria, Rui Miguel de Araújo). 2014.
Artigo

Relação pedagógica e o sucesso académico... uma reflexão

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Paulo César Azevedo Dias). 2008. Pessoas e Sintomas
Outras

Relatório de estágio

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Freitas, Sara Cristina da Silva). 2011.
Outras

Relatório de estágio

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Ferreira, Sara Luísa de Azevedo). 2015.
Outras

Relatório de estágio

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Araújo, Rosa Maria Antunes de). 2016.
Capítulo de Livro

School motivation inventory: Development of a short scale in the Portuguese educational context

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Costa, A.). 2023. In Engagement de los Alumnos en la Escola: Perspectivas Sociales y Psicológicas
Artigo

Ser ou não ser... O jovem de hoje sabe responder

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo). 2012. Theologica
Capítulo de Livro

Ser psicólogo educacional… para que a Educação se torne mais Especial

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Azevedo, A). 2013. Educação Especial: Por uma escola de, com e para todos
Artigo

Teacher-Student Relationship and Self-Regulated Learning in Portuguese Compulsory Education

Artigo

Teacher-student relationship and self-regulated learning in portuguese compulsory education | Relacionamento professor-aluno e auto-regulação da aprendizagem no 3rd ciclo do ensino médio português

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Azevedo, Â.S.). 2012. Paideia
Outras

Trajetórias de desenvolvimento dos estudantes do ensino superior em Portugal: o contributo da tutoria

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Azevedo, A. S). 2012. II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos"
Outras

Transição dos jovens com Necessidades Educativas Especiais para o mercado de trabalho : a perceção dos psicólogos, dos professores de educação especial e dos alunos

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Freitas, Ana Catarina Matos de). 2016.
Artigo

Transição para o ensino superior: Estudo preliminar de um Questionário de Experiências de Transição Académica

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Azevedo, A). 2003. Fases.@n-Line, nº 2, (pp. 6)
Outras

Upstairs works: working together to combat stigma in psychological health

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Anabela Santos Rodrigues). 2023. University as an epicentre for social responsibility: commitment to people and the planet
Outras

Validação do programa Preparar para viajar: Intervenção junto de alunos em transição para o ensino superior

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Azevedo, A). 2005. VIII Congresso Galaico Português de PsicoPedagogia
Outras

Vinculação aos pais, ao par amoroso e Comportamentos Sexuais de Risco

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo 2020. 13º Congresso de Psicologia da Saúde
Artigo

«Ser ou não ser... O jovem de hoje sabe responder»

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Azevedo, Ângela). 2012. Theológica