Professor da Católica Braga integra júri de prémio literário

Quarta-feira, Junho 21, 2023 - 17:20

No dia 20 de junho realizou-se a 28.ª edição do Grande Prémio de Literatura DST, dedicada a livros de prosa publicados entre 2021 a 2022, e contou com a presença de um docente da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Braga enquanto membro do júri, Cândido Oliveira Martins.

O professor que leciona nos cursos de Estudos Portugueses e Ciências da Comunicação integrou o júri deste concurso juntamente com Carlos Mendes de Sousa, sob a presidência da escritora Lídia Jorge. Por unanimidade, distinguiram a obra "O Regresso de Júlia Mann a Paraty" de Teolinda Gersão vencedora.

O valor monetário do prémio corresponde a 15.000,00€ para o autor do livro eleito e a cerimónia de entrega será realizada no dia 30 de junho, no Theatro Circo do Município de Braga, e contará com um concerto do projeto Os Poetas, de Rodrigo Leão e Gabriel Gomes.

Nota Biográfica

 

Teolinda Gersão (Coimbra, 1949) estudou nas Universidades de Coimbra, Tübingen e Berlim, foi leitora de português na Universidade Técnica de Berlim e professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa, onde lecionou Literatura Alemã e Literatura Comparada. É autora de 20 livros e a sua obra encontra-se traduzida em 20 países. Considerada uma das maiores escritoras portuguesas da atualidade, foi galardoada com os mais prestigiados prémios literários nacionais, nomeadamente o Grande Prémio de Romance e Novela da APE, o Prémio do PEN Clube (1981 e 1989), o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco, o Prémio Fernando Namora (1999 e 2015) e o Prémio Literário Vergílio Ferreira 2017 pelo conjunto da sua obra. Em 2018 foi-lhe atribuído o Marquis Lifiteme Achievement Award. Alguns dos seus contos e livros têm sido adaptados ao cinema e ao teatro e encenados em Portugal, na Alemanha e na Roménia.