Na base dos abusos sexuais estão abusos de poder e consciência

Quarta-feira, Fevereiro 14, 2024 - 15:56

A Aula Magna da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica Portuguesa (UCP) - Braga acolheu ontem um workshop sobre abusos de poder e de consciência intitulado "Ultrapassar a Ponta do Iceberg: Abusos de Poder e de Consciência".

Tanto a convidada, a professora lanire Angulo Ordorika, como o padre Bruno Nobre, assistente espiritual da Comissão de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis da Arquidiocese de Braga (CPMAVAB), alertaram que na base dos abusos sexuais estão abusos de poder e de consciência.

Na sessão estiveram 80 pessoas e mais cerca de duas dezenas de participações online. Entre os participantes estiveram estudantes, professores, investigadores, religiosas e religiosos e padres.

No workshop participaram, ainda, D. José Cordeiro, Arcebispo Metropolita de Braga, que esteve no local «apenas em atitude de escuta»; o padre José Lopes, diretor da FFCS da Universidade Católica de Braga; e Paula Rodrigues, responsável da CPMAVAB.

Em declarações ao Diário do Minho, a professora de teologia na Faculdade de Teologia da Universidade de Loyola, em Granada, Espanha, começou por apresentar uma imagem do icebergue que afundou o Titanic, para mostrar que o principal perigo não é aquilo que está visível, mas sim o que está oculto. Reconheceu que a igreja vive um momento complexo, mas admitiu também que esta crise, que alarmou a Igreja, está a ser aproveitada para a reflexão e para a mudança de mentalidade e de atitude.

«Esta é uma oportunidade de reflexão e de crescimento», disse a irmã, reafirmando que é preciso colocar as vítimas no centro das preocupações, valorizar as denúncias e não as abafar. Também deve-se compreender a sua dor porque esta não prescreve.

A docente alertou para a estreita relação entre o abuso sexual e o poder. «Abusa quem pode e não quem quer». Descreveu o poder como a capacidade de influir em outras pessoas. «O poder capacita para o bem e para o mal. E o poder tem muitos rostos: de abuso de autoridade, abuso de consciên-cia; de poder económico, espiritual, laboral, entre outras.

«O icebergue sãos os abusos sexuais, mas a massa de outros poderes é muito maior. Abuso não é só sexual. O poder é um grande guarda-chuva que se expressa de diversas formas. Laboral, económica ou espiritual. São diferentes caras, mas de uma mesma dinâmica que não é saudável», preveniu.

Por seu turno, o padre Bruno Nobre, também corroborou esta ideia da irmã lanire Angulo Ordorika, ao alertar para os abusos de outros poderes. «A Comissão está muito comprometida com a formação e nível da prevenção dos abusos sexuais nos contexto da igreja, nas várias comunidades, paróquias e instituições», começou por referir, acrescentando: «Sabemos que os abusos sexuais não vêm do nada. Têm por detrás uma cultura de abuso de poder e de consciência. Portanto, os abusos sexuais são a ponta do icebergue. Por detrás deste fenómeno, esta outro tipo de poder e de abusos de consciência. Aliás, o Papa Francisco tem sublinhado muitas vezes que os abusos do poder e de consciência devem considerar-se juntos como os abusos sexuais. Aqui, o objetivo é formar para a prevenção no que diz respeito aos abusos de consciência e de poderes. Na base dos abusos sexuais estão, muitas vezes, dinâmicas de abusos de poder e de consciência. Ou seja, os abusos sexuais não devem ser separados dos abusos de poder e de consciência. Obviamente não são exatamente idênticos, mas na base dos abusos sexuais estão os abusos de poder e consciência», disse o sacerdote jesuíta.