A Associação Empresarial de Braga (AEB) e a Universidade Católica Portuguesa (UCP) – Braga promoveram hoje, dia 6 de março, a 2.ª edição das “Braga Business Fam Trips”, direcionada aos operadores turísticos.
Sob o mote “A Indústria e o Turismo”, esta segunda viagem contemplou uma visita a três indústrias bracarenses, por forma a evidenciar o papel crucial que estas instituições têm na preservação da identidade cultural e no desenvolvimento económico da cidade.
A adesão excedeu as expectativas e reuniu cerca de 30 agentes turísticos da região, que puderam conhecer os segredos por trás da produção da Cerveja LETRA, explorar os aromas da fábrica de perfumes da Nortempresa e mergulhar na tradição da Fábrica de Sinos, ‘Serafim da Silva Jerónimo’.
Segundo Rui Marques, Diretor-Geral da AEB, esta visita surge pela importância de aproximar os agentes económicos dos operadores turísticos, bem como pela necessidade de se enriquecer a oferta turística da cidade de Braga.
“Mais do que atrair fluxo de turistas interessa-nos tudo o que possa maximizar o valor que nós conseguimos reter da atividade turística no nosso território. A atividade turística faz sentido se ajudar a região a gerar rendimento, emprego e progresso”, destacou.
Outro ponto de destaque da iniciativa, segundo Rui Marques, é o fortalecimento do tecido empresarial local, através do intercâmbio de experiências e da promoção ativa de redes por meio de parcerias.
“O propósito desta iniciativa é aproximar os agentes turísticos destas empresas para que se possam estabelecer parcerias, de forma que estes projetos possam integrar a programação turística da região. Para além da história e tradição destas indústrias, acresce ainda o fator experimentação, uma dimensão cada vez mais valorizada pelo turista”, concluiu.
Por sua vez, Carla Cardoso, em representação da UCP-Braga, destacou a importância desta iniciativa para uma visão abrangente da cidade, potenciando assim um maior conhecimento sobre a história e a tradição industrial da cidade.
Os operadores de animação turística que participaram na iniciativa elogiaram a iniciativa da AEB por proporcionar estas experiências e oportunidades para conhecerem melhor estes espaços da cidade, destacando ainda a experiência humanística que proporciona pelos contactos com outros parceiros e pela possibilidade de networking.