A primeira Semana da Sustentabilidade da Universidade Católica, que decorreu de 24 a 28 de novembro em simultâneo nos quatro campi, registou uma forte adesão dos estudantes.
No Campus de Braga, o programa integrou conferências, workshops, entre outras iniciativas. A conferência "Fundamentos para a Sustentabilidade Integral", promovida pela Faculdade de Teologia, foi o arranque desta semana em Braga. A conferência apontou para a necessidade de uma reflexão profunda sobre os fundamentos da sustentabilidade integral, inspirada no conceito de ecologia integral apresentado pelo Papa Francisco na encíclica Laudato si’.
No segundo dia foram apresentados os resultados do estudo “Católica Braga: Como estamos de sustentabilidade?”, centrado nas possibilidades de construção de campus mais sustentável e consciente. Nesse mesmo dia, decorreu ainda o workshop "be@t – Bioeconomia na Indústria Têxtil", dedicado aos princípios da bioeconomia aplicada à indústria têxtil e nos resultados desenvolvidos no âmbito do projeto be@t.
No dia 26 de novembro realizou-se a conferência “Integral Ecology in Action: From Reflection to Commitment”, que promoveu a reflexão sobre ecologia integral, unindo dimensões científica, ética e espiritual.
Para Joana Lourenço, mestranda em Psicologia Clínica e da Saúde, a participação nesta iniciativa foi particularmente marcante: “A conferência Integral Ecology in Action e o workshop sobre bioeconomia na indústria têxtil deram-me ferramentas práticas e inspiradoras para pensar soluções sustentáveis, mesmo em áreas técnicas. Além disso, conhecer os resultados do estudo ‘Como estamos de Sustentabilidade?’ (sobre como construir um campus mais sustentável) fez-me sentir parte de um campus que realmente quer evoluir. Foi uma semana que me desafiou a repensar hábitos e a contribuir ativamente para um futuro mais sustentável”.
O penúltimo dia da Semana da Sustentabilidade foi repleto de atividades em Braga. A manhã começou com o workshop “Gestão de BioResíduos”, que contou com a participação do Eng.º Pedro Correia da AGERE - Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga. Seguiu-se o workshop “Loving the Planet”, que contou a participação de Eduardo Rêgo, locutor do programa BBC Vida Selvagem, que veio a Braga no âmbito de um roteiro de consciência a que o próprio chama "EM BUSCA DO EQUILÍBRIO PERDIDO". O dia terminou com a inauguração do canteiro Students’ Garden da Transform4Europe e a apresentação dos resultados do Concurso Renovar é Sustentar.
Dinis Lapyuk, estudante de Ciências da Comunicação, sublinha o impacto positivo da iniciativa e refere aqueles que mais o marcaram: “Os workshops e conferências, especialmente Loving the Planet e a inauguração do Students’ Garden, mostraram-me que a sustentabilidade não é só uma questão ambiental, mas também ética e social. Foi inspirador ver a comunidade académica tão envolvida e perceber que pequenas ações coletivas podem ter um grande impacto. Saio desta semana com novas ideias e muita motivação para aplicar estes princípios no dia a dia”.
A 1.ª edição da Semana da Sustentabilidade encerrou com a atividade ao ar livre “Desporto & Natureza: Católica Braga Outdoor”, que incluiu um torneio e clínicas de golfe dirigidas à comunidade académica, no Axis Golfe Ponte de Lima.
Com a primeira Semana da Sustentabilidade, a Universidade Católica pretendeu incentivar toda a comunidade académica a transformar intenções em ações concretas. Através de um programa diversificado, que abordou os vários pilares da sustentabilidade, o objetivo foi criar momentos de reflexão e de partilha de conhecimento, baseados numa visão holística e integrada deste tema, considerando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.