“É urgente salvar o que resta do planeta”

Terça-feira, Dezembro 2, 2025 - 10:17
Publication
Correio do Minho

No âmbito da 1.ª Semana da Sustentabilidade, Eduardo Rêgo esteve na UCP, onde alertou para a necessidade de restaurar o equilíbrio do planeta.

Eduardo Rêgo, o locutor que há mais de trinta anos é a voz oficial (e inconfundível) dos documentários da BBC Vida Selvagem, esteve ontem no campus de Braga da Universidade Católica Portuguesa (UCP), onde divulgou ‘Loving the Planet’, um projecto global de consciencialização ambiental e activismo que promove o equilíbrio entre o ser humano e a natureza, lutando contra as agressões ao planeta e incentivando acções de sustentabilidade.

‘Em busca do equilíbrio perdido - Uma visão que desmonta a mentira global em que vivemos’ foi o lema de uma apresentação que cativou a plateia do início ao fim, no auditório Isidro Alves.

Perante uma plateia constituída sobretudo por alunos, Eduardo Rêgo alertou que “é urgente salvar o que resta do planeta” e “combater a incúria com que tratamos o planeta e a própria vida humana”. Aos estudantes chamou-lhes “diamantes em bruto” e pediu-lhes para que se deixem “lapidar” e contribuam para “restaurar a esperança no equilíbrio duradouro”.

“A sustentabilidade é hoje uma ‘religião’ com mais pregadores do que fiéis”, apontou. “Quando morrem por dia 8500 crianças com fome e um número ainda maior por excesso de comida, a humanidade perdeu o respeito pro si própria. A sustentabilidade não aceita pratos tão desiguais à mesma mesa”, referiu, explicando que o projecto do qual é mentor “abraçou a ousadia de acreditar que é possível reverter o suicídio da esperança, que é possível reverter a artificialidade e recentrar o GPS virtual que está a levar-nos ao abismo”.

Neste contexto alertou ainda para a vertigem consumista que está a conduzir ao abismo do planeta: “Nunca tivemos tanto e nunca fomos tão infelizes”.

Também a “aceleração desmesurada da ciência e da tecnologia” foi criticada, lembrando que “a natureza tem regras de que não abdica”, não pactuando com o ritmo alucinante que imprimimos ao quotidiano nem com os nossos comportamentos desviantes.

“Estamos a cruzar a última fronteira do equilíbrio”, um alerta que se percebe quando constatamos que se acumulam 600 toneladas de lixo electrónico por ano só na Europa.

Ficou o desafio a esta comunidade para que se junte a esta plataforma global de comunicação - o ‘Loving the Planet’ - que quer combater as inúmeras agressões à natureza e ao clima cometidas pela espécie humana.

A sessão com Eduardo Rêgo inseriu-se na 1.ª Edição da Semana da Sustentabilidade, uma iniciativa da Universidade católica que visa sensibilizar a comunidade académica para os desafios ambientais e sociais do nosso tempo. Durante uma semana, a Católica acolheu debates, workshops e actividades práticas promovidas por escolas, centros de investigação, associações e núcleos de estudantes.