Católica de Braga desafiada a ser “Humana” em tempo de inteligência artificial

Quinta-feira, Fevereiro 27, 2025 - 12:35
Publication
Diario do Minho
Dom José Cordeiro Dia Académico

D. José Cordeiro reforçou a importância de manter a academia e o saber intactos na sua humanidade


O Arcebispo de Braga desafiou, ontem, a Universidade Católica Portuguesa (UCP) a «Ser Humana» num tempo de Inteligência Artificial (AI), de internet e de digital. Segundo D. José Cordeiro, antes de mais, «é este o desafio numa universidade e numa Universidade Católica», que promove, em simultâneo, o conhecimento, o “saber fazer” e o “saber Ser”.

D. José Cordeiro falava durante a cerimónia do Dia Académico da UCP- -Braga, que decorreu na Aula Magna da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS), tendo como grande propósito unir a Comunidade Académica num dia de celebração.

«Neste tempo em que nos toca viver o tempo da internet, do digital, da inteligência artificial, este dia e tantos outros atos são importantes porque nos ajudam a dar sentido, o sentido da vida e a universidade na humanidade integral, na verdade, o mais aproximada possível, nos saberes e nas ciências», afirmou o Arcebispo Metropolita de Braga, reforçando a importância de manter a Academia e o saber intactos na sua humanidade.

«É uma alegria participarmos no dia do Campus, valorizando a própria comunidade, o encontro, a relação, cada vez mais fundamental e decisiva pela complexidade da própria vida e também no âmbito da universidade», afirmou.

Num ano em que a UCP celebrou o Dia Nacional assumindo como mote, “O saber como esperança”, D. José Cordeiro recordou uma nota conjunta do Dicastério para a Doutrina da Fé e do Dicastério para a Cultura e a Educação, recentemente publicada, designada “Antiqua et Nova” que aborda a relação da inteligência artificial e da inteligência humana.

Cortejo Dia Académico DM

O patrono do Campus de Braga da UCP terminou, lembrando as conclusões finais da nota, afirmando que «na perspetiva da sabedoria, os crentes estarão em condições de agir como agentes responsáveis, capazes de usar esta tecnologia para promover uma visão autêntica da pessoa humana e da sociedade, a partir de uma compreensão do progresso tecnológico como parte do desígnio de Deus para a criação, uma atividade que a humanidade é chamada a ordenar, até ao Mistério Pascal de Jesus Cristo, na constante busca da verdade e do bem».

Homenagem aos colaboradores e prémios para os melhores alunos

O Dia Académico da UCP-Braga ficou marcado pela homenagem aos docentes e colaboradores que celebraram 25 e 40 anos de serviço e aposentados, bem como a entrega de prémios aos melhores alunos.

Homenagem Dia Académico DM

A sessão abriu com a atuação das Líricas – Tuna Feminina da UCP – Braga, e integrou o cortejo académico ao som do Coro Académico do CRB. A manhã ficou ainda marcada por oficinas promovidas pelos vários grupos da UCP – Braga, nomeadamente, a rádio Sintoniza*te, o Cuidar*te, o Núcleo de Estudantes de Psicologia, o Mentoriza*te, o Voluntaria*te, o Serviço Comunitário e o Centro Académico de Braga, com o apoio do Projeto UCP4SUCCESS.

Aluno Prémio DM

Da parte da tarde, e para encerrar as comemorações, decorreu a conferência de Onésimo Teotónio de Almeida, da Universidade de Brown (EUA), no Auditório Isidro Alves, sobre o seu mais recente livro “Diálogos Lusitanos”.