Formação in Company
O Curso de Formação Avançada “Intervenção em contextos de vulnerabilidade e risco social”, surge no âmbito de um protocolo de cooperação entre a Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Braga e a Cáritas Diocesana de Vila Real, especialmente, desenvolvida para atender às necessidades formativas dos profissionais de terreno que trabalham com populações em situação de vulnerabilidade e risco social, a partir de abordagens desafiadoras que relevam a importância do tema da felicidade para a realização humana.
Com uma duração total de 48 horas, o curso é direcionado a licenciados e/ou mestres (com curso concluído ou a frequentar) em áreas como Serviço Social, Sociologia, Psicologia, Antropologia, Criminologia, Educação Social, Ciências da Educação, entre outras áreas das Ciências Sociais e Humanas.
O curso tem como objetivo principal capacitar os participantes através da atualização de conhecimentos e ferramentas essenciais para atuar em contextos de exclusão e vulnerabilidade social, através de uma abordagem que combina teoria e prática. Os participantes são desafiados a repensar as suas práticas para melhor identificar, analisar e intervir mais eficazmente nas complexas dinâmicas sociais que caracterizam a exclusão e a reinserção social na contemporaneidade.
Os participantes do curso serão munidos de instrumentos, técnicas e metodologias que fortalecerão o seu papel na transformação das condições de vida das populações atendidas, a partir da análise das necessidades objetivas e subjetivas percecionadas pelas pessoas, bem como, dos seus pontos fortes/potencialidades.
Este curso não só ampliará o entendimento sobre os desafios sociais contemporâneos, mas também disponibilizará novas ferramentas aos profissionais como agentes de mudança, capazes de contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e comunidades em situações de vulnerabilidade e risco.
Objetivos
- Fornecer uma base sólida de conhecimentos teóricos e teórico-práticos sustentados nas ciências sociais e humanas, essenciais para compreender e intervir eficazmente nos fenómenos de exclusão/inclusão social.
- Integrar teorias de referência e programas de ação práticos que sejam relevantes para os contextos sociais estudados visando a reformulação das práticas e políticas sociais.
- Capacitar os participantes para identificar e intervir nos diversos fatores que contribuem para a desinserção social, através de uma compreensão multidimensional e teoricamente informada dos problemas sociais.
- Desenvolver competências de pensamento crítico para a análise e transformação das condições de vida objetivas e das perceções subjetivas de indivíduos excluídos, utilizando abordagens multidimensionais.
- Dotar os participantes de instrumentos, ferramentas e mecanismos especializados para intervenção junto a populações socialmente excluídas e/ou em situação de vulnerabilidade social.
Funcionamento
Formação à medida
Esta formação pode ser replicada ou adaptada às necessidades específicas de organizações sociais interessadas que, autonomamente, ou em parceria com outras entidades, tenham interesse em formar os seus quadros técnicos.
É uma formação que pode decorrer nas instalações da Universidade Católica Portuguesa de Braga ou nas instalações das entidades interessadas ou promotoras. Com valores disponíveis sob consulta.